A entrada no Ensino Superior traz novos desafios para milhares de jovens que iniciam, em setembro, a sua formação numa das dezenas de universidades ou institutos politécnicos espalhados por todo o país. Neste momento, espera-se que os estudantes estejam ainda mais ligados ao mundo online, tornando-se por isso necessário que tenham acesso a recursos e plataformas digitais que os ajudem a aprender, investigar, colaborar e comunicar.  

A FCCN, unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é responsável por mais de 20 soluções que apoiam a comunidade académica e científica neste mote, colocando a Tecnologia ao serviço do conhecimento. Os recursos por si disponibilizados são de acesso simplificado e rápido, através do sistema de autenticação federada, que permite que estudantes, professores e equipas das instituições de Ensino Superior e Investigação os utilizem apenas com recurso às suas credenciais institucionais.  

Estar sempre ligado, sem necessitar de um clique 

Hoje, estudar no Ensino Superior é também estar sempre conectado. O eduroam, serviço da FCT, desenvolvido pela FCCN, garante conectividade segura em milhares de pontos de acesso Wi-Fi em Portugal e em mais de 100 países, assegurando que os alunos podem estudar, pesquisar ou comunicar em qualquer lugar.  

Desta forma, permite que os estudantes tenham internet, automaticamente, assim que entram no campus da sua universidade e que o mesmo aconteça quando vão a outras instituições: com o mesmo login, internet em todo o ensino superior nacional. 

Colaboração sem fronteiras 

A colaboração no Ensino Superior é também uma das áreas estratégias da FCCN. Dentro desta temática, disponibiliza aos estudantes o FileSender, serviço digital que permite partilhar ficheiros de grandes dimensões de forma rápida e segura, através do link da transferência ou por email. Estes ficam disponíveis durante 30 dias, o que vem facilitar o trabalho em grupo e a investigação conjunta, ajudando ainda os estudantes a partilharem com os colegas ou professores os seus trabalhos académicos.  

O Videocast é outra solução direcionada a este público, ao permitir a transmissão de eventos em direto, alcançando audiências em qualquer parte do mundo. Com este serviço digital, conferências, palestras, seminários ou apresentações podem ser partilhados em tempo real, com elevada qualidade de imagem e som.  A transmissão pode combinar ainda um chat em tempo real, o que aproxima estudantes e docentes, sem limitações geográficas.  

Conhecimento além das aulas 

A FCCN garante ferramentas de acesso aberto ao conhecimento e que estão disponíveis a toda a comunidade de ensino. Entre as quais, destaca-se a biblioteca do conhecimento online B-on, que permite aos estudantes acederem a milhões de artigos científicos e ebooks internacionais de referência. Ao disponibilizar artigos das principais editoras e publicações de referência, oferece um ponto de partida fiável para os estudantes realizarem os seus trabalhos académicos e fundamentarem os seus projetos.  

Também aliado ao acesso aberto, o RCAAP reúne os repositórios das instituições de Ensino Superior portuguesas num único local, cobrindo todas as áreas do conhecimento.  

Os estudantes do Ensino Superior têm também ao seu alcance o Educast, plataforma que permite a professores e alunos gravarem e partilharem aulas e outros momentos, a que podem aceder e rever posteriormente, tornando o estudo mais facilitado.  Noutra vertente, o Arquivo.pt, preserva conteúdos digitais da web que já não existem ou estão descontinuados, tornando-se durante a fase académica uma fonte valiosa para investigação e memória coletiva. 

Caso queiram ainda aprofundar o seu conhecimento na sua área de estudo ou ingressar numa nova, a plataforma NAU abre portas a cursos online massivos (MOOCs), que promovem a aprendizagem contínua e ao ritmo do estudante.  

Elevar projetos com supercomputação 

Pode não ser um objetivo para o primeiro ano no Ensino Superior, mas a investigação é uma opção escolhida por muitos estudantes numa fase posterior. Nesse momento, poderão candidatar-se ao Concurso de Projetos de Computação Avançada, que permite o acesso a recursos de alto desempenho. Estas ferramentas facilitam o desenvolvimento de projetos inovadores e de grande escala, reforçando a sua capacidade científica e tecnológica.  

Ao disponibilizar estes e outros serviços digitais, a FCCN apoia os estudantes no regresso às aulas e contribui para um Ensino Superior mais conectado, colaborativo, inovador e inclusivo, centrado no digital.

Últimos artigos