Fazer compras online em segurança é especialmente importante nas alturas de saldos ou promoções, como é a Black Friday.

Mas a nossa especialista em cibersegurança, Filipa Macieira, do serviço de cibersegurança da Unidade FCCN – RCTS CERT, detalha 12 boas práticas para garantir que as suas transações são realizadas em segurança.

A Black Friday e a fraude

A Black Friday é um dos dias do ano em que se regista um maior número de compras online. Este aumento do número de transações leva também ao aumento do número de fraudes ou de tentativas de fraude.

Os cibercriminosos utilizam anúncios falsos, redes sociais, envio de correio eletrónico ou pesquisas nos principais motores de busca, para chamar a atenção do consumidor oferecendo grandes descontos.

Muitos consumidores são depois atraídos para sites falsos, onde podem disponibilizar informação pessoal e dados bancários posteriormente utilizados em seu prejuízo.

Use equipamentos de confiança

Se vai efetuar compras online, realize a operação em equipamentos de confiança, tentando não usar computadores públicos.

Também é importante que evite partilhar os seus equipamentos com terceiros ou deixá-los “abandonados” mesmo que por pouco tempo.

E claro, manter actualizadas as proteções habituais como sejam ou anti-vírus ou outras ferramentas de detecção de ataques.

Quando se trata de efectuar compras online em segurança, não devemos ter menos cuidados que nas compras presenciais.

Evite redes públicas e sem cifra

No caso de fazer compras a partir do seu computador, telemóvel ou tablet, verifique se a rede sem fios usada é segura, evitando colocar os seus dados em locais com Wi-Fi público e sem cifra.

Não responda a emails duvidosos

De igual forma, evite responder a e-mails duvidosos (#3) e, ao visitar um site, certifique-se de que este tem o cadeado junto ao endereço (#4), desconfiando dos que não têm.

Compare as ofertas em vários sites

Outra boa prática passa por pesquisar a mesma oferta em vários sites (#5), ou em sites que comparam preços. Se encontrar um valor muito abaixo dos restantes, poderá estar perante uma oferta fraudulenta.

Nesse sentido, desconfie de promoções ou ofertas demasiado apelativas e pesquise a reputação da marca caso esta lhe seja desconhecida.

Confirme a autenticidade da página

No caso das marcas conhecidas, confirme a autenticidade da página (#7), verificando se tem contactos válidos e atualizados (Telefone, morada, e-mail, NIF) e procure a política de privacidade da empresa (#8).

compras online em segurança cadeado SSL

Use cartões de crédito temporários

Se possível, recorra a cartões de crédito temporários (#9), com um limite adequado à compra que vai realizar ou com um limite máximo de utilizações e não forneça quaisquer dados pessoais que não se enquadrem no contexto da compra.

Existem já várias soluções para a criação de cartões temporários, desde o famoso MBWay nacional, a soluções como o Revolut onde também é possível gerar cartões virtuais.

Confirme sempre os valores da compra

No final, confirme sempre o valor total da compra (#11). Muitas empresas cobram despesas de envio, sem aviso prévio, que podem variar de acordo com o montante da compra, a dimensão ou o peso o que fará com que o produto no final acabe por ter um custo superior ao esperado.

Guarde um registo de todos os passos

Por fim, guarde um registo de todos os passos da compra (#12), através dos e-mails de confirmação, impressão de páginas visitadas ou captura do ecrã. Proteja-se.

Compras online em segurança

Agora que já ficou com uma ideia mais clara de como pode proteger as suas compras online e procurar que todas sejam feitas em segurança, só podemos deixar a recomendação que siga estas dicas em qualquer transação online.

Com o esperado crescimento das vendas online e a facilidade com que se registam domínios e criam sites com ar profissional de forma fácil, é importante estarmos atentos a todos os detalhes.

Sempre que desconfiar, pare a operação enquanto é tempo, procure informação e se necessário denuncie.

Boas compras online em segurança.

Outros artigos relacionados