O Estúdio, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na FCCN, é um dos serviços digitais mais requisitados por disponibilizar à comunidade um espaço com equipamento avançado para a produção de conteúdos multimédia de alta qualidade.  

A FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, quis ouvir a sua comunidade, nomeadamente quem utiliza o Estúdio de forma regular. Neste sentido, falou com Madalena Martins, da Business Nature.  

Para que tipo de conteúdos mais utiliza o Estúdio?  

Na Business as Nature, utilizamos o Estúdio principalmente para a criação de conteúdos formativos e educativos que apoiam mulheres empreendedoras no campo da sustentabilidade, mais especificamente para o nosso programa Guardiãs da Natureza, inserido no Movimento das Mulheres pelo Clima. Esta Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza tem como objetivo o envolvimento e capacitação das mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade nas várias áreas protegidas do nosso país, de forma a promover o empreendedorismo sustentável através de iniciativas de valorização do território e promoção da biodiversidade.  

O Estúdio da FCCN tem sido fundamental na elevação da qualidade da formação que queremos dar a estas mulheres, com a criação de vídeos de alta qualidade que combinam apresentações em PowerPoint e explicações orais. Este tipo de conteúdo é ideal para a nossa audiência, facilitando a compreensão e retenção da informação sobre os temas abordados.

Futuramente, com a disponibilização dos conteúdos na plataforma NAU, o modo como a formação é conduzida, as interações que as nossas formandas podem ter e com os recursos disponibilizados, bem como, a interação entre pares é, sem dúvida, uma evolução para este programa de formação e para a Rede que estamos a construir. De forma muito simples, o Estúdio e o trabalho que temos desenvolvido em conjunto contribui para a concretização da nossa missão de capacitação, para que as mulheres que integram a nossa Rede de Guardiãs possam aprender a gerir os seus próprios negócios de maneira ética, sustentável e socialmente responsável, que contribui não só para a sua independência, mas também, para o sucesso das suas comunidades. 

Em que medida o Estúdio tem contribuído para o desenvolvimento dos seus projetos da Business as Nature?  

O Estúdio tem sido crucial para o desenvolvimento dos nossos projetos, especialmente na criação de conteúdos educativos que impactam a vida das mulheres que participam nos nossos programas de capacitação. A qualidade profissional das gravações permite-nos comunicar de forma mais eficaz, apelativa e acessível, o que é fundamental para garantir que o conhecimento e a informação que estamos a partilhar sejam absorvidos e compreendidos, aumentando, assim, o impacto das nossas ações. 

Com o Estúdio conseguimos expandir o alcance dos nossos programas de formação, permitindo fazer mais edições, que as participantes façam a formação ao seu ritmo e conciliando as suas vidas pessoais e que as mulheres em comunidades mais remotas ou em diferentes fusos horários possam, no futuro, aceder ao conteúdo de forma facilitada. Essa flexibilidade é vital para a Business as Nature, já que conseguimos criar mais materiais educativos e divulgar as nossas iniciativas a um público mais amplo, criando, desta forma, um maior impacto.  

Quais as principais mais-valias que encontra no Estúdio?  

As principais mais-valias do Estúdio são, como já referimos, a qualidade de gravação profissional, a capacidade de integração entre áudio e visual e a eficiência do processo. A qualidade técnica dos vídeos produzidos permite que nossa formação tenha um impacto maior e seja mais facilmente digerida pelos participantes. A possibilidade de gravar conteúdos complexos de forma clara e organizada é outro ponto positivo. O acesso a materiais bem produzidos, que refletem a seriedade e o compromisso da Business as Nature com a formação, tem como objetivo aumentar a motivação das participantes a continuarem envolvidas e a materializarem os seus projetos.  

Além disso, o ambiente de trabalho no Estúdio é muito confortável e familiar, sem deixar de ser produtivo, o que facilita a gravação sem interrupções e com maior foco. Por fim, sem o suporte técnico disponível no estúdio nada disto aconteceria, são os técnicos que resolvem qualquer imprevisto de forma rápida e eficiente, colocando-nos à vontade para regravar os conteúdos até que estejamos satisfeitas com o resultado.  

A maior mais-valia do Estúdio não está apenas no espaço técnico, mas principalmente no apoio contínuo de uma equipa técnica que nos permite maximizar o potencial dos recursos humanos envolvidos no processo de gravação. A experiência de gravar num ambiente profissional fortalece a confiança de todos os membros da nossa equipa, desde os formadores até às mulheres que participam das formações. Este processo também permitiu o desenvolvimento de novas competências dentro da nossa equipa: ao utilizar o Estúdio e com o acompanhamento da equipa da FCCN, conseguimos introduzir novas ferramentas de trabalho aos nossos colaboradores e formadores para criar materiais mais envolventes e dinâmicos. Este processo de aprendizagem contínua reflete-se diretamente nas mulheres que estamos a capacitar, pois o impacto social vai muito além do conteúdo — podem impactar positivamente a vida dessas mulheres, ajudando-as a desenvolver competências para a sua independência financeira e empreendedorismo sustentável. 

Últimos artigos