Go to main content
 

Encontro Ciência 2019 reúne investigadores portugueses

Encontro Ciência 2019 reúne investigadores portugueses

Entre 8 e 10 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa, a comunidade de investigadores volta a estar reunião no seu encontro anual.

Promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica (indo além do universo da investigação) é um dos principais objetivos do Encontro Ciência 2019. Por essa razão, este encontro organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia procura “fomentar a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral”. 

Para a edição de 2019, revela a organização, o país convidado será o Reino Unido. Como tal, foram convidados a intervir representantes da Oxford University (Pedro Gil Ferreira) e da Universidade College London (Giovanna Tinetti).

O programa conta com a recuperação de algumas das principais conquistas científicas da História – o 150.º aniversário da Tabela Periódica e os 50 anos da primeira alunagem humana estarão em destaque, por exemplo. Por outro lado, Transformação Digital, Inteligência Artificial e Competências Digitais serão também temas que motivarão debate e reflexão.

Destaque ainda para a realização de sessões paralelas inspiradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aidna para uma sessão sobre a Iniciativa Nacional Competências Digitais (InCoDe2030). 

O evento é promovido em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Via e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Conta ainda com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para mais informações, visite o website do evento.