Em 2023, foram várias as conquistas dos mais de 20 serviços digitais que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da unidade FCCN, disponibiliza à comunidade de Ensino e Investigação nacional. Eis alguns marcos que destacamos e que contribuíram para promover a “Tecnologia para o Conhecimento”. 

Mais de 600 mil estudantes e docentes do ensino superior utilizaram a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) da FCCN. Ao integrarem esta rede nacional de educação, a comunidade de Investigação e Ensino teve acesso a uma maior Comunicação, Colaboração, Segurança e ao desenvolvimento de novo Conhecimento Científico. 

Crescimento na área da Conectividade

Foram mais de 200 as entidades que em 2023 se ligaram à internet com velocidade até 100 Gbps, através do RCTS IP, o serviço de comunicação de dados que liga as entidades de ensino e ciência à Internet global. Já no que toca ao Eduroam, serviço garante acesso seguro à internet a estudantes, docentes, investigadores e colaboradores institucionais, notou-se um crescimento exponencial em 2023, registando-se cerca de 114 milhões de autenticações em roaming, o que equivale a uma evolução de 86,9% face a 2022.  

Mais impacto na Computação Nacional

Através da Rede Nacional de Computação Avançada foram atribuídas 42 milhões de core.horas para a investigação em supercomputadores, mais 20% do que em 2022. Também o serviço RCTS Housing, que possibilita o alojamento informático em Datacenter, se destacou em 2023, permitindo que fossem alojados 116 bastidores nestes equipamentos.  

Mais colaboração na comunidade de Ensino e Investigação

O balanço anual do serviço Filesender foi positivo, destacando-se o marco de 112 mil GigaBites de conteúdo multimédia partilhado pela comunidade.  

Nos serviços multimédia, foram vários os pontos altos: o número de horas de gravação no Estúdio HD cresceu face ao ano passado 58,6% -, somando um total de 568 horas, e o serviço Videocast contou com 21 mil horas de transmissão de eventos em direto, número superior às 14 mil horas registadas em 2022. O Colibri foi o palco de 1,3 milhões de reuniões e webinars ao longo dos últimos 12 meses.  

Os serviços da FCCN permitiram criar mais conhecimento em 2023

 A NAU, plataforma de e-learning pioneira em Portugal, contou com 59 mil novos utilizadores e 202 mil inscrições nos seus cursos online, tendo ambos os valores aumentado face a 2022. Já o Arquivo.pt, que permite pesquisar e aceder a páginas da Web preservadas, teve 1,9 milhões de pageviews em 2023, mais 100 mil que em 2022.  

O serviço Educast, que oferece a possibilidade de gravar, editar e publicar vídeos educativos, cresceu, tendo sido produzidos cerca de 5 mil vídeos. A biblioteca do conhecimento online b-on registou 20 milhões de downloads de artigos científicos em 2023. O RCAAPRepositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal -, alcançou o marco dos 770 mil conteúdos científicos em acesso aberto, mais 100 mil do que em 2022, e o serviço Ciência VITAE, sistema nacional de gestão de currículos científicos, contou com o registo de cerca de 11 500 novos CV de ciência. 

Os destaques na área de Segurança em 2023

O serviço RCTS CERT, responsável pela gestão de incidentes de cibersegurança dentro da rede RCTS, e o RCTS Certificados, que atribui certificação às entidades, fizeram um balanço positivo. O primeiro reportou e validou 350 incidentes de cibersegurança, já o RCTS Certificados emitiu 8500 certificados de segurança durante o ano.  

Mais participantes e oradores nas Jornadas FCCN 2023  

Por fim, destaca-se a evolução do principal evento anual para a comunidade académica e de investigação, as Jornadas FCCN. Na edição de 2023, o evento teve 569 participantes, mais 11% do que em 2022. Ao longo de três dias, ocorreram 29 sessões e estiveram presentes 32 patrocinadores. A iniciativa contou com 120 oradores, face aos 37 que tinham participado em 2022.  

Estes foram apenas alguns dos muitos marcos positivos da unidade FCCN em 2023. Para o ano que agora começa mantém-se a ambição de continuar a promover “Tecnologia para o Conhecimento”.  

Últimos artigos