2ª edição do Concurso de Computação Avançada: Inteligência Artificial em Cloud, cujas candidaturas decorrem de 1 de junho a 26 de julho de 2023, vai disponibilizar 1 milhão de dólares americanos em créditos na plataforma Google Cloud a projetos de investigação, inovação ou desenvolvimento.

Este concurso surge no âmbito do acordo de colaboração estabelecido entre a FCT e a Google, que tem como objetivo apoiar projetos de investigação na área de Inteligência Artificial em Portugal. O apoio traduz-se na disponibilização de créditos em serviços de Inteligência Artificial (IA) na plataforma da Google Cloud e permite complementar os apoios já existentes e prestados pela FCT através da RNCA – Rede Nacional de Computação Avançada.

À semelhança da 1º edição, pretende-se prestar suporte a projetos de investigação e desenvolvimento que utilizem a oferta da Google Cloud Platform nas seguintes áreas:

  • 80% dos recursos são reservados para áreas de Processamento de linguagem natural e Ética na IA;
  • 20% dos recursos são reservados às restantes áreas científicas com utilização da oferta Google Cloud Platform em Inteligência Artificial e algoritmos de analise de dados, ou mais, caso não existam candidaturas suficientes para preencher a quota referida no ponto anterior.

Caso os recursos solicitados nas áreas anteriormente referidas não esgotem os recursos computacionais disponíveis em concurso, a parte remanescente poderá ser atribuída a quaisquer outras áreas.

Os candidatos devem escolher a tipologia de acesso que melhor se adapte ao seu projeto computacional, no caso do Acesso Fixo aceita projetos no valor de 25.000 USD e do Acesso Variável aceita projetos até aos 150.000 USD. Cabe ao candidato justificar a necessidade dos recursos computacionais, com a ajuda da calculadora online da Google Cloud.

Podem candidatar-se as instituições públicas ou privadas que desenvolvam atividades de I&D, as empresas que desenvolvam atividades de I&D e pessoas singulares que exerçam atividade em Portugal e que pretendam desenvolver projetos de computação avançada em qualquer área científica.

No dia 22 de junho terá lugar em Lisboa o Google Cloud Day Lisbon, onde será possível assistir a keynotes, business talks e sessões técnicas, levadas a cabo por experts da Google Cloud, parceiros e líderes de indústria, que abordarão diversos tópicos como Inteligência Artificial, Machine Learning, Data, Segurança, Sustentabilidade, Produtividade e Colaboração.

No dia 15 de junho será realizada uma sessão informativa online para que candidatos e interessados possam esclarecer as suas dúvidas sobre as tipologias e recursos a concurso. Os detalhes desta sessão estão disponíveis em https://rnca.fccn.pt/cpca-iac-info-session-registration/.

Outros artigos relacionados