A partir de 30 de março e até 30 de maio, estão abertas as candidaturas ao concurso de Projetos de Computação Avançada em Inteligência Artificial em Cloud, que vai disponibilizar recursos no valor de um milhão de dólares. Saiba mais.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da RNCA (Rede Nacional de Computação Avançada) da Unidade FCCN, em parceria com a Google estabeleceram, em 2021, um acordo de colaboração que tem como objetivo apoiar projetos de investigação na área de Inteligência Artificial (IA) em Portugal, durante os próximos dois anos. Esta parceria resultou na disponibilização à FCT de créditos na Google Cloud Platform no valor de dois milhões de dólares, cuja utilização deverá ser de 1 milhão em 2022 e 1 milhão em 2023. Este acordo visa disponibilizar capacidade computacional para apoio à investigação de excelência no meio académico português. 

É com o objetivo de disponibilizar essa capacidade computacional que a FCT, através da sua unidade FCCN, abre, a partir de 30 de março, candidaturas a um concurso de projetos de computação avançada para a utilização desses recursos. O concurso define como áreas preferenciais de investigação e desenvolvimento, que reúnem 80% dos recursos, o processamento de linguagem natural e a ética na inteligência artificial. Os restantes 20% estão destinados a outras áreas científicas. 

São elegíveis a candidatar-se várias tipologias de entidades nomeadamente, instituições de investigação e desenvolvimento, laboratórios colaborativos, centros tecnológicos, bem como infraestruturas, redes e consórcios de ciência e tecnologia. Também instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal a investigação e desenvolvimento, polos de inovação digital e empresas que desenvolvam projetos de computação avançada (em atividades de investigação, desenvolvimento ou inovação). De referir ainda que são elegíveis candidaturas de pessoas singulares, que exerçam atividade em Portugal e que pretendam desenvolver projetos de computação avançada em qualquer área científica. 

Existem várias tipologias de acesso no âmbito do concurso, nomeadamente: Acesso Fixo (créditos na Google Cloud Platform, no valor de 25.000 USD) e Acesso Variável (créditos na Google Cloud Platform até ao valor de 150.000 USD). 

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, até 30 de maio – 12h hora de Lisboa. Informações sobre o concurso estão disponíveis na página oficial do Concurso no Site da FCT.

Mais informações poderão ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico rnca@fccn.pt. O regulamento foi publicado em Diário da República

Outros artigos relacionados