A Plataforma NAU, gerida pela Unidade FCCN da FCT, foi lançada oficialmente a 3 de abril de 2019 e desde então, o crescimento do projeto tem sido uma constante. Conheça 4 números que o ilustram. 

#1 Utilizadores: 166.188 

Na altura da sua criação, a NAU contava já com 10 mil utilizadores. Desde então, este número cresceu 1561%, contando atualmente com mais de 166 mil utilizadores registados e 340 mil matrículas. O facto do número de matrículas mais do que dobrar o número de utilizadores é destacado pela NAU como demonstrativo da “satisfação dos utilizadores, matriculando-se em mais do que um curso”. 

#2 Entidades aderentes: 44 

Desde abril de 2021, o número de instituições ligadas à Plataforma NAU mais do que duplicou. Atualmente, a NAU conta com 44 entidades aderentes que dinamizam uma oferta formativa diversificada. Para além de entidades da administração pública e privadas, destacando-se ainda as 13 instituições de ensino superior que, entretanto, se juntaram a este projeto. 

#3 Total de cursos: 268 

Ao longo dos seus 48 meses de existência, a Plataforma NAU tem vindo a adicionar mais opções à sua oferta formativa. Até ao momento, um total de 268 cursos abertos, massivos e online (MOOC) (contabilizando novas formações ou reedições) já foram dinamizados por esta plataforma. Os temas são variados e vão da saúde à segurança e tecnologia, passando pelo turismo, educação, investigação, entre outros.  

#4 Taxa de conclusão: 46% 

De acordo com os números partilhados pela Plataforma NAU, aproximadamente 1 em cada 2 formandos inscritos termina o seu curso com notas positivas. Este resultado é destacado como sendo uma excelente taxa de conclusão dentro da realidade dos cursos MOOC, tendo em conta que um dos problemas mais apontados neste género de plataformas é a dificuldade em manter a consistência e conclusão das formações. 

 
O que é a Plataforma NAU? 

Dinamizado pela Unidade FCCN, a plataforma NAU é um projeto pioneiro em Portugal dedicado ao ensino e formação online à distância, reconhecido pela sua versatilidade na adequação quer a grupos de alunos como para formação individualizada. Consiste numa plataforma de MOOC com conteúdos gratuitos e lecionados maioritariamente em português, promovidos em conjunto com entidades de relevo dos sectores público, ensino superior e privado. Saiba tudo em https://nau.edu.pt/

Outros artigos relacionados