A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade FCCN, vai abrir dia 26 de outubro as candidaturas para a 4ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada. Este concurso tem como objetivo disponibilizar recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação e é uma colaboração com os centros operacionais da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), entre os quais o Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA-UC), High Performance Computing da Universidade de Évora (HPC-UÉ) e a Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD).

Este ano, estreiam-se 2 novas plataformas e é inaugurada a tipologia Maior Dimensão (A3), que dará acesso aos recém-instalados Deucalion e MareNostrum 5, este último instalado no Barcelona Supercomputing Center.

Estão a concurso mais de 300 milhões de CPU core.horas ou vCPU.horas e serão aceites candidaturas em todas as áreas científicas com utilização de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing – HPC) e /ou Cloud científica ou Virtual Research Environments (VRE) em quatro tipologias distintas:

  • Acesso Experimental (A0)projetos de 6 meses para utilizadores com pouca ou nenhuma experiência prévia. Vários lotes de candidaturas entre 26/10/2023 e 30/5/2024
  • Acesso Desenvolvimento (A1) – projetos até 12 meses para testes e otimização de trabalhos computacionais. Vários lotes de candidaturas entre 26/10/2023 e 30/5/2024
  • Acesso Regular (A2)para projetos de investigação e inovação até 3 milhões de CPU core.horas durante 12 meses. Candidaturas entre 26/10/2023 e 19/12/2023
  • Acesso Maior Dimensão (A3) para grandes projetos de investigação e inovação até 20 milhões de CPU core.horas durante 12 meses no Deucalion e MareNostrum 5.  Candidaturas entre 19/12/2023 e 8/2/2024.

Os Concursos de Projetos de Computação Avançada procuram incentivar a utilização de recursos computacionais de HPC e Cloud Científica ou VRE, para obtenção de novos conhecimentos que permitam o avanço científico e tecnológico em todos os domínios do conhecimento. Estes recursos podem ser úteis para simulações em áreas tão distintas como a modelação climática ou molecular, a inteligência artificial e o estudo de problemas complexos na criação de novos materiais ou o melhoramento de linhas de produção industrial.  

As edições anteriores aprovaram mais de 350 projetos e 110 milhões de CPU core.horas em plataformas computacionais da RNCA.

Para saber mais, visite a página do concurso (em atualização permanente).

Candidaturas na Plataforma myFCT entre 26 de outubro e 30 de maio.

Contacte a RNCA através de rnca@fccn.pt
Tome nota! Sessão informativa online sobre o concurso a 26 de outubro de 2023, pelas 12h, para todos os candidatos e interessados. Inscreva-se aqui!

Outros artigos relacionados