3-9 de maio, 2021

  Evento Online

Mais informação

Participar faz a diferença!

O GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática organiza a 9.ª edição da iniciativa 7 dias com os media, a ter lugar entre 3 e 9 de maio de 2021, e convida todos a participarem. Escolas, associações, bibliotecas, clubes, meios de comunicação social, plataformas digitais, universidades, famílias… são desafiados a criar uma iniciativa (workshop, webinar, vídeo, podcast, ou outra atividade) que tenha como foco os media, os seus usos, a análise crítica e a produção.

Num ano em que tivemos de nos recolher às nossas casas, os ecrãs tornaram-se ainda mais presentes nas nossas vidas, ao nível do trabalho, do estudo, do entretenimento e da relação e comunicação com os outros. Importa por isso dedicar um tempo, por breve que seja, a refletir sobre a importância que assumem no nosso quotidiano, o modo como ajudam a formar as nossas opiniões, como contribuem para a construção da perceção que temos do mundo, sobre o que nos dão a conhecer e aquilo que não nos mostram. Esta será com certeza uma forma de desenvolvermos um olhar e uma atitude mais crítica sobre a forma como usamos os media e como, através deles, comunicamos e nos expressamos.

Os media em tempos de pandemia, a infodemia e a desinformação, as desigualdades sociais e digitais que se tornaram mais visíveis neste tempo, são alguns dos tópicos que convocamos para esta edição da iniciativa, sem contudo fechar a porta a outros temas.

À semelhança dos anos anteriores, o Centro Internet Segura – Centro de Sensibilização, associa-se a esta iniciativa Associe-se também à semana dos media fazendo o REGISTO da sua iniciativa. Participar faz a diferença!

Outros artigos relacionados