Fazer compras online em segurança é especialmente importante nas alturas de saldos ou promoções, como a Black Friday e a Cyber Monday. Para o assegurar, a unidade FCCN dá-lhe algumas dicas que lhe permitem garantir que as suas transações são realizadas em segurança.
#1 Guarde um registo de todos os passos

A melhor forma de se proteger começa com a criação, registo e armazenamento de evidências sobre todos os passos tomados. Ao guardar emails de confirmação, impressões de páginas visitadas, entre outros passos, será mais fácil reconstituir as ações, garantindo a sua proteção.

#2 Use cartões de crédito temporários

Os cartões de crédito temporários são uma forma muito útil de estabelecer limites adequados à compra que vai realizar ou um limite de utilizações. Graças a opções como o MB Way, é possível usar números descartáveis, de uso único, em cada processo de compra. 

#3 Compare os preços de vários sites

A comparação das ofertas de vários sites é uma boa prática não apenas do ponto de vista da literacia financeira. No caso de encontrar uma oferta muito abaixo do preço de mercado, poderá sempre desconfiar de que se trata de uma estratégia para motivar ao envolvimento numa ação fraudulenta.

#4 Confirme a autenticidade da página

Um passo simples, mas muito importante consiste na verificação dos contactos da página em que pretende fazer a compra online, verificando se os dados partilhados são atualizados e reais, nomeadamente o número de contribuinte. Poderá também procurar a política de privacidade da empresa. 

#5 Procure o certificado de ligação segura

Esta é uma dica muito fácil de aplicar. Basta apenas verificar, na barra de endereço do seu browser, se o link é antecedido por um cadeado. Clicar neste ícone vai trazer-lhe mais informações sobre o certificado de ligação segura, e definições de cookies, por exemplo.

#6 Evite redes públicas e abertas

É uma máxima muito relevante no mundo da cibersegurança – a utilização de redes públicas e sem cifra implica vulnerabilidades de segurança específicas. Por isso, no momento de fazer compras online, opte sempre por uma rede sem fios em que possa confiar. 

#7 Utilize dispositivos em que confia

Os princípios aplicados às redes wi-fi aplicam-se também aos dispositivos. Deve evitar fazer compras online num computador público, por exemplo, evitando ainda partilhar os seus dispositivos com outras pessoas ou deixá-los sem supervisão. Sem esquecer de manter atualizado todo o software existente no seu dispositivo.

Outros artigos relacionados