Agência para a Modernização Administrativa (AMA) atribuiu selo de certificação a Arquivo.pt como fornecedor de dados abertos. Colaboração entre as duas entidades visa melhorar a preservação dos websites da Administração Pública. 

Em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o serviço Arquivo.pt está a identificar e recolher todos os websites da Administração Pública. Deste modo, no âmbito deste projeto, a AMA reconheceu o serviço da Unidade FCCN como serviço público e fornecedor de dados abertos, atribuindo o seu selo de certificação no Portal de Dados Abertos.

A colaboração entre as duas entidades promove igualmente a preservação de dados publicados em websites da Administração Pública que deixaram de ser atualizados, através do Memorial do Arquivo.pt. O acordo prevê ainda a dinamização de formações sobre preservação dos dados abertos publicados online.   

Recorde-se que o Arquivo.pt tem a seu cargo a preservação de websites da Administração Pública como o Portal do Governo em colaboração com o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER). Qualquer cidadão pode aceder aos dados abertos resultantes destes arquivos históricos, podendo por exemplo, pesquisar informação oficial publicada em websites dos sucessivos Governos.

O Arquivo.pt

Atualmente, este serviço disponibiliza acesso aberto a mais de 10 000 milhões de ficheiros (721 TB) oriundos de 27 milhões de websites. Os dados abertos preservados podem ser explorados através da interface de pesquisa, automaticamente através de API ou reutilizando os conjuntos de dados derivados.

Pode saber mais sobre os conjuntos de dados derivados disponíveis no Portal de Dados Abertos do Arquivo.pt.

Outros artigos relacionados