Recolha especial para preservar conteúdos relativos às Autárquicas 2021 decorreu entre agosto e outubro. Trabalho resultou na preservação de 31 milhões de ficheiros.

“Milhares de páginas eleitorais a preservar antes que desapareçam”. É desta forma que o Arquivo.pt definiu a missão do seu projeto de recolha e preservação de conteúdos relacionados com as eleições autárquicas de 2021 que se realizaram no dia 26 de setembro. 

“A informação online que documenta processos eleitorais é de manifesta importância histórica. Contudo, é difícil de identificar porque aparecem e desaparecem rapidamente. No caso das eleições autárquicas, a quantidade de candidatos e a variedade de canais utilizados torna a tarefa ainda mais desafiante”, destaca o Arquivo.pt, no seu site. 

Por essa razão, tal como em eleições anteriores, o Arquivo.pt lançou uma recolha especial para preservar conteúdos relacionados com este sufrágio. A recolha foi realizada a partir da identificação manual de conteúdos por concelhos e freguesia, com a ajuda de várias pessoas e organizações. 

O processo, que decorreu entre 22 de agosto e 8 de outubro de 2021, envolveu a campanha de recolha de endereços e a colaboração com serviços de arquivo dos municípios nacionais (na identificação de sites eleitorais e candidatos), bem como o contacto com partidos para o envio de nomes de candidatos cabeça de lista. 

A metodologia, que já tinha sido aplicada nas eleições presidenciais (2021) e eleições europeias (2019), incluiu ainda fontes de informação como a Wikipedia e o site Eyedata – Social Data Lab, sendo ainda preservadas as pesquisas automáticas no Bing com os conteúdos mais relevantes (como notícias, iniciativas da campanha ou página oficial da sua campanha eleitoral).

A coleção resultante denominada Eleições Autárquicas 2021” (EAWP39) reúne 31 milhões de ficheiros que totalizam 2.7 TeraBytes de informação e estará disponível a partir de outubro de 2022, por respeito ao período de embargo de 1 ano. Todos os investigadores que pretendam realizar estudos acerca das Autárquicas 2021 e necessitem de obter acesso mais cedo aos conteúdos recolhidos podem contactar o Arquivo.pt.

Outros artigos relacionados