Evento Online

Inscrição

Com o objetivo de sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta junto da comunidade de investigadores, gestores de ciência, estudantes e do público em geral, a FCT promove, no âmbito das comemorações da semana internacional de ciência aberta, um evento intitulado “Ciência Aberta: Acesso, colaboração e partilha”.

Este evento online, realizar-se-á no próximo dia 27 de Outubro entre as 09:30 e as 10:30. A participação é livre requerendo inscrição prévia.

A Ciência Aberta é a atividade científica realizada de modo aberto, colaborativo e transparente, facilitando a partilha e a comunicação dos processos e  resultados (dados, publicações e outros).

Nesta sessão serão abordados serviços ao dispor da comunidade para promover a prática da ciência aberta em particular a b-on e os acordos transformativos (publicação em acesso aberto sem custos para os autores), a rede de repositórios científicos de acesso aberto e os serviços para a gestão de dados de investigação. A sessão é organizada pela FCCN, unidade da FCT que tem a missão de assegurar tecnologia e meios para a investigação, para a ciência e para o desenvolvimento de novo conhecimento.

Outros artigos relacionados