Em outubro de 2022, a 13.ª edição da ConfOA realiza-se na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. A chamada de trabalhos está aberta até dia 4 de abril. 

Será com foco no tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade” que a 13.ª edição da CONFOA viaja até Maputo, em Moçambique, de 10 a 12 de outubro de 2022. O local do evento está também ligado à sua nova designação – antes uma conferência luso-brasileira, a ConfOA é agora a Conferência Lusófona de Ciência Aberta. A mudança consagra “o alargamento do seu âmbito como um espaço onde a Ciência Aberta é pensada e discutida em português”, explica a organização, no site do evento.

Tal como em edições anteriores, o objetivo passa por reunir as comunidades que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento e gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta. Desta forma, este encontro assume como objetivos a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas. 

A chamada de trabalhos está aberta desde 13 de janeiro de 2022, sendo possível apresentar candidaturas para realizar comunicações (apresentação oral de 15 minutos), demos, pecha kuchas (apresentação com o máximo de 7 minutos e 24 slides), painéis e pósteres, bem como workshops e tutoriais. A submissão de trabalhos é realizada em http://conferencias.rcaap.pt/

De acordo com o já revelado do programa desta 13.ª edição, estarão em destaque temas como “sistemas, políticas e práticas de Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos”, “expressões do conhecimento aberto” ou “Gestão de Informação de Ciência e Tecnologia”.
Visite a página dedicada ao evento para ficar a saber mais sobre a ConfOA 2022.

Outros artigos relacionados