O Dataverse Community Meeting 2023 (#Dataverse2023, #GDI, #RepositoriosDados) terá lugar em Braga, na Universidade do Minho, entre os dias 5 a 7 de Junho

O tema deste ano é dedicado à Partilha de dados para as gerações futuras: sustentabilidade, confiança e construção de comunidades

São necessárias infraestruturas abertas, serviços e ferramentas de gestão de dados de investigação, e padrões para abrir dados de forma sustentável. A disponibilização de dados em acesso aberto tem crescido e devem ser garantidos serviços de repositório adequados para permitir uma futura reutilização adequada dos dados. Quando os conjuntos de dados são disponibilizados, existe um enorme potencial inexplorado, o qual será de relevância inestimável para as gerações futuras. A interligação de dados partilhados e redes de repositórios de dados permitirá uma descoberta e acessibilidade mais rápidas, o que pode ter impacto na redução do risco de desastres. Com este tema na reunião da Dataverse em 2023, enfatiza-se a questão da sustentabilidade dos serviços e infraestruturas, refletindo sobre o impacto que têm na qualidade dos dados (FAIR e abertos) como uma contribuição para uma investigação aprofundada sobre a resposta a desastres.

Chamada de Trabalhos:  

São bem-vindas propostas de apresentações, pósteres e demos. Esta é uma oportunidade para membros da comunidade e equipas de projetos Dataverse partilharem desenvolvimentos, implementações e casos de utilização de software Dataverse, bem como boas práticas. 

Todas as propostas devem ser submetidas até 14 de Abril por e-mail, seguindo os detalhes disponíveis em: https://projects.iq.harvard.edu/dcm2023/call-proposals.  

Inscrições:  

As inscrições abriram a 27 de março, com valores diferenciados para membros da Comunidade Dataverse. Os membros da rede RCTS também poderão usufruir de um preço especial.  

Consulte todos os detalhes e https://projects.iq.harvard.edu/dcm2023/register

Informações em detalhe disponíveis em: https://projects.iq.harvard.edu/dcm2023

Outros artigos relacionados