No dia em que se comemora o Dia Internacional da Educação (24 de janeiro), recordamos o contributo da tecnologia para este sector. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da unidade FCCN, está alinhada com este movimento, trazendo soluções tecnológicas à Educação em Portugal. Conheça algumas delas. 

#1 Plataforma NAU

A NAU é uma plataforma alinhada com o futuro da Educação, ao impulsionar uma maior dimensão tecnológica no ensino. Através deste serviço, milhares de pessoas continuam a ganhar competências e conhecimentos diariamente, a partir de diferentes locais e em qualquer momento, ao realizarem os cursos massivos, abertos e online (MOOC). 

De acordo, com a McKinsey, até 2021, um total de 220 milhões de pessoas já tinham realizado um MOOC. De igual forma, segundo o Yahoo Finance, prevê-se que o valor de mercado dos MOOC aumente muito significativamente, entre 2022 e 2030, passando de cerca de 28 mil milhões para 366 mil milhões. Estes são números que posicionam os cursos abertos, massivos e online na vanguarda da inovação educativa – um movimento de que faz parte a Plataforma NAU. Desde a sua criação, em 2019, este serviço da unidade FCCN já disponibilizou mais de 200 cursos aos seus utilizadores.

A trajetória de crescimento da NAU ilustra o seu alinhamento com o futuro da Educação. 2023 foi o ano em que se registou a maior evolução de sempre da plataforma. Além de 93 mil certificados emitidos e 64 novos cursos, contou com mais de 200 mil inscrições nas suas formações, o que representou um crescimento de quase 35% face ao ano anterior.Durante o ano de 2024, a NAU continuará a trazer-lhe novas formações online gratuitas, adequadas a vários perfis e interesses. Visite a oferta formativa e encontre a oportunidade de aprendizagem ideal para si.

#2 Educast

Alinhado com a inovação tecnológica que caracteriza o setor da Educação, o Educast, ao longo dos últimos anos, tem apresentado várias novidades. Depois do lançamento de um novo editor HTML5 e de uma nova landing page, foram realizadas várias melhorias na acessibilidade e usabilidade. 

O Educast é o serviço FCCN de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos letivos, como aulas ou apresentações. Isto faz com que seja a ferramenta ideal para todos os estudantes e professores que pretendam registar, partilhar ou divulgar o seu trabalho académico em formato vídeo. Por outro lado, através desta plataforma é também possível a qualquer pessoa encontrar informação relevante sobre áreas tão variadas como Ciências, Humanidades, Direito ou Saúde

#3 RCAAP e b-on

Uma das principais tendências a moldar o futuro da Educação é o movimento de Ciência Aberta. Isto porque este conceito assenta num conjunto de princípios que pretende, como o nome indica, garantir a abertura dos resultados de investigação, facilitando o seu acesso aos estudantes, professores e cientistas, através de soluções online e tecnológicas. Segundo a Comissão Europeia, “a Ciência Aberta tem como objetivo tornar a investigação mais aberta, global, colaborativa, criativa e próxima da sociedade”.  

A atividade da unidade FCCN inclui, entre outros, dois serviços digitais que são os principais impulsionadores de Ciência Aberta em Portugal: a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) e o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal).  Estes dois projetos são os maiores aliados dos  estudantes, professores e investigadores na hora de encontrar informação para trabalhos académicos ou investigações científicas. 

Outros artigos relacionados