3 de novembro, 9h - 17h

  Torre do Tombo

Mais informação

No dia 3 de novembro, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo acolhe o Encontro Nacional sobre Preservação Digital. O Gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, será um dos oradores. 

É no dia Mundial da Preservação Digital, 3 de novembro, que se realiza o Encontro Nacional sobre Preservação Digital, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. O evento conta com o alto patrocínio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e o apoio da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD). 

Este encontro nacional tem como objetivo explorar temas como legislação e planos de preservação digital. Outro dos focos estará na partilha de casos de sucesso, sendo que o Gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, será um dos oradores, divulgando alguns dos principais resultados e projetos deste serviço da Unidade FCCN. 

O programa do encontro conta ainda com uma “mesa redonda” composta por especialistas em Preservação Digital, que irão dar a sua perspetiva sobre temas sugeridos pelos participantes durante o processo de inscrição. 

“Num mundo cada vez mais desmaterializado, torna-se imperativo assegurar que os ativos de informação produzidos hoje são devidamente geridos e preservados durante todo o seu tempo de vida útil. No entanto, são vários os contextos em que o tempo de vida útil da informação ultrapassa a longevidade dos sistemas de informação que a detêm, conduzindo, assim, a uma inquietação crescente por parte das organizações com a correta preservação destes ativos num contexto de permanente evolução tecnológica.

A preocupação com esta temática advém da necessidade de cumprir com requisitos legais, suportar as operações das organizações, motivações comerciais e de continuidade de negócio, conservação e valorização do património digital ou um misto de todas estas.

Contudo, ao longo dos últimos anos, têm vindo a ser implementados programas de preservação digital em território nacional cuja divulgação é imperativa. Este encontro visa estabelecer pontos de contacto e sinergias que estimulem a partilha de boas-práticas que assegurem uma transição mais suave para uma sociedade digital, salvaguardando a longevidade do património informacional das organizações.”

Para mais informações e inscrições, visite: http://encontro.preservacao-digital.pt

Outros artigos relacionados