28 - 30 setembro, 2021

  Evento Online

Inscrição

De 28 a 30 de setembro, a Unidade FCCN da FCT organiza o Encontro RNCA 2021.
O evento tem o objetivo de dar a conhecer a Rede Nacional de Computação Avançada, respetivos recursos, assim como partilha de oportunidades de formação e também experiências de utilização em plataformas da RNCA, aos utilizadores e às comunidades de investigação e inovação.

A RNCA reúne infraestruturas, recursos humanos e parcerias relacionadas com a Computação Avançada em território nacional, em articulação com iniciativas internacionais. Tem como missão promover serviços de computação avançada aos utilizadores e comunidades de investigação e inovação em Portugal. 

O Encontro RNCA 2021 será um evento 100% online, ao longo de 3 manhãs, organizado pela FCCN, com o apoio de vários parceiros da RNCA e inspirado nos 3 pilares da Estratégia Nacional de Computação Avançada publicada em 2019, promovida pelo INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional em Competências Digitais.

O evento destina-se em especial utilizadores e parceiros da RNCA mas é aberto a todos os interessados em saber mais sobre High Performance Computing (HPC).  

Ao logo das três manhãs de evento serão abordados serão abordados vários, distribuídos da seguinte forma:

Manhã 1 – Infraestrutura: Computação Avançada em Portugal. O que é a RNCA? E o Deucalion? Apresentação dos centros e plataformas. 

Manhã 2 – Info-estrutura: Oportunidades de Formação em Computação Avançada: Oferta Nacional e Europeia. Projeto EuroCC.

Manhã 3 – Pessoas:  Investigação & Inovação na RNCA. Concursos de acesso. Partilha de experiências e casos de uso. Mesa-redonda entre centros e utilizadores. 

Para participar é necessário registo em https://indico.fccn.pt/e/encontroRNCA2021.

Outros artigos relacionados