No passado dia 7 de julho, foram entregues os prémios aos vencedores da edição 2023 do Prémio Arquivo.pt.

Encontro Ciência 2023, na Universidade de Aveiro, foi palco para a entrega de prémios aos vencedores da edição 2023 do Prémio Arquivo.pt. A iniciativa tem como objetivo distinguir trabalhos cuja fonte foi o acervo do Arquivo.pt – serviço público, gratuito e de acesso livre, que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996.

Este ano, o concurso recebeu 40 trabalhos candidatos, dois quais foram apurados os três primeiros classificados e duas menções honrosas atribuídas pelo jornal Público e o Aveiro Media Competence Center.

1.º lugar
O prémio, no valor de 10 mil euros, foi para o trabalho “Viajar no tempo sobre carris”, desenvolvido por Antero Pires, Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes e Ruben Martins. Trata-se de uma plataforma online que analisa e apresenta a evolução dos tempos de viagens de comboio em Portugal, com base nos horários preservados no Arquivo.pt.

2.º lugar
Ao projeto “Representatividade das mulheres artistas na imprensa nacional” foi atribuído um prémio de 3 mil euros. O trabalho da autoria de Cláudia Sevivas e Miguel Boavida resultou no website Existo, que disponibiliza informação sobre as artistas portuguesas e refere as páginas Web em que foram mencionadas ao longo do tempo. Este projeto baseia-se numa análise da sua representação e visibilidade que permite várias leituras.

3.º lugar
Memória Política” foi o terceiro classificado e recebeu um prémio no valor de 2 mil euros. Desenvolvido por Miguel Lopes, Maria Carneiro e João Andrade, este projeto deu origem a uma aplicação Web que processa e apresenta informação retirada das páginas web dos partidos políticos representados na Assembleia da República, arquivadas pelo Arquivo.pt.

Menções Honrosas
A menção honrosa do jornal Público foi para o projeto “Fábrica do Jornal“, que nos permite gerar um jornal personalizado a partir de notícias preservadas no Arquivo.pt, podendo obter uma versão que pode imprimir ou guardar em formato digital.


O Aveiro Media Competence Center (AMCC) atribuiu a sua menção honrosa ao trabalho “Imaginarium”, realizado por Diogo Sousa, uma aplicação Web que faz pesquisa de imagens a partir de semelhanças com outras imagens.

Outros artigos relacionados