Os representantes do Centro Nacional de Competências (NCC) Norueguês do projeto EuroCC2 visitaram Portugal no passado dia 8 de março.

Foi no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa, que se encontraram os representantes dos NCC da Noruega e Portugal, para um momento de troca de informações e experiências. 

O papel dos Centros Nacionais de Competências 

Os NCC são parte central do projeto EuroCC2, que foca a criação e desenvolvimento destes Centros Nacionais de Competências em toda a Europa, com o objetivo de promover a inovação, a competitividade e o avanço científico através da computação avançada ou de alto desempenho (HPC). 

Nesse sentido, estes centros desempenham um papel crucial na facilitação do acesso a recursos de HPC, na formação de especialistas e na promoção de parcerias entre a academia, a indústria e o setor público.

Durante o encontro, os trabalhos dos NCC português e norueguês centraram-se na apresentação dos últimos avanços nas respetivas infraestruturas nacionais de HPC, e na partilha de histórias de sucesso. 

Os objetivos do encontro 

A agenda do encontro incluiu apresentações sobre o contexto e organização da

Rede Nacional de Computação Avançada e uma introdução sobre as atividades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvidas através da unidade

FCCN. 

Foi ainda abordada a metodologia de alocação de recursos de computação em sistemas nacionais e europeus, casos de uso e contactos da indústria relacionados com o projeto para ambos os países.

A colaboração entre Portugal e Noruega

O NCC Norueguês foi criado recentemente pela Sigma2, a entidade responsável pela infraestrutura de ciências computacionais na Noruega e que oferece serviços de HPC. 

Tendo em conta o seu compromisso com o desenvolvimento de competências em território nacional, o NCC Portugal fundou uma parceria com esta estrutura, tendo em vista o fortalecimento de laços de colaboração, exploração de sinergias e intercâmbio de melhores práticas. 

Pode saber mais sobre o projeto EuroCC2 em https://eurocc.fccn.pt.

Últimos artigos