“The Past Web”, disponível a partir de setembro na b-on, serviço gerido pela unidade FCCN a FCT, apresenta uma visão atualizada sobre preservação digital da web, matéria que não tinha um livro publicado desde 2006.    

O livro fornece informações práticas sobre arquivos da web, oferece exemplos inspiradores, levanta novos desafios e partilha resultados de investigações recentes, sobre métodos de acesso que permitem explorar as informações do passado, agora preservadas pelos arquivos da web.

Daniel Gomes, gestor do Arquivo.pt, um serviço de preservação digital da Internet, gerido pela Unidade FCCN da Fundação da Ciência e a Tecnologia (FCT), liderou a equipa de editores do livro “The Past Web – Exploring Web Archives”. A publicação fica agora disponível, até 6 de março, em acesso exclusivo para download, para os aderentes do serviço da b-on, que é igualmente gerido pela Unidade FCCN. 

Este livro dirige-se à comunidade de Ensino e Investigação e explora o tema da Preservação Digital da Web, aplicada a várias áreas de investigação – das Ciências Sociais aos Estudos dos Media, passando pelas Ciências da Informação, Informática ou História. Um dos principais objetivos do livro passa por apoiar os professores na sua missão de transmitir conhecimento inovador e adequado para a literacia digital, bem como ser um auxílio na formação de profissionais para o século XXI.  

A obra divide-se em 6 partes, nas quais encontramos diferentes recursos para acesso a ficheiros arquivados na na Internet, desde a década de 90 até aos nossos dias. É possível também ficar a conhecer técnicas de preservação da memória coletiva na era digital, que estratégias utilizar na seleção de conteúdos online e qual o impacto dos arquivos web na preservação de conteúdo com longos anos de história.  

b on 1 FCCN Unidade de Computação

Daniel Gomes alerta ainda para a necessidade de incluir os arquivos da web no plano letivo e sublinha que existem várias vantagens na aplicação destes conteúdos nos currículos escolares, como forma de aquisição de competências e literacia digitais.

Um detalhe inovador que encontramos nesta obra é o facto de todos os links citados se encontrarem igualmente preservados pelo Arquivo.pt, de forma a assegurar a validade das referências, ao longo do tempo.

Caso tenha acesso aos conteúdos da b-on – a Biblioteca do Conhecimento Online – poderá fazer o download gratuito deste livro, até ao dia 6 de Março de 2022.  

Outros artigos relacionados