22 e 24 de novembro de 2021

  Evento Online

Inscrição Mais informação

O Centro de Computação Avançada do Minho (MACC) está a organizar um curso de formação sobre “Introdução ao Ambiente de Programação HPC”, que vai decorrer online, entre 22 e 24 de novembro de 2021.

Este curso apresenta o ambiente de programação em HPC, a programação multi-thread (OpenMP) e o modelo de memória distribuída, usando MPI para desenvolver aplicações científicas, em grande escala.

O curso destina-se a não especialistas em informática, investigadores ou funcionários de empresas privadas ou da administração pública, que precisem de recursos HPC, no dia a dia, mas não estão familiarizados com ambientes de HPC (acesso, uso e programação).

A matéria do curso abordará:

● Uma visão geral de um ambiente HPC, como aceder ao sistema, preparar trabalhos para execução, enviar trabalhos para execução, enviar e recuperar dados do sistema HPC;

● Técnicas básicas de programação para esses tipos de sistemas, usando estruturas OpenMP e MPI.

A participação está sujeita à avaliação da organização do cursos, quanto ao cumprimento dos requisitos de programação em C / C ++ e comandos básicos de Linux.

O curso será ministrado em inglês, a menos que todos os inscritos falem português. Todo o material de apoio será em inglês.

As inscrições para este evento estão disponíveis até 14 de novembro de 2021.

O curso é limitado a 40 participantes.

Outros artigos relacionados