Em outubro, celebra-se o Mês Europeu da Cibersegurança cujo objetivo passa por alertar para os riscos da falta de proteção de dados e da falta de adoção de comportamentos que dificultem o ataque aos bens digitais. A Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia associa-se a esta data e vai partilhar algumas boas práticas.  

Proteger informações digitais, dispositivos e recursos como contas, ficheiros, fotografias ou mesmo dinheiro. Este é o principal objetivo da área da cibersegurança que, durante o mês de outubro, ocupa lugar de destaque um pouco por toda a Europa. Durante todo o mês, a Unidade FCCN vai participar nesta iniciativa coordenada ela ENISA e pela Comissão Europeia, procurando sensibilizar para a importância da cibersegurança.  

Desta forma, através das redes sociais, a comunidade digital da Unidade FCCN poderá ter acesso a informações e boas-práticas a adoptar, de forma a garantir a segurança de dados e dispositivos. Estes conteúdos serão produzidos pela equipa do RCTS CERT – o serviço de cibersegurança da rede nacional de educação e ciência (RCTS), que protege as instituições de ensino superior e investigação.  

Torne-se um herói! 

Em 2023, a Unidade FCCN volta também a associar-se à campanha da GÉANT “Become a Cyber Hero, participando na divulgação de conteúdos, recursos e eventos partilhados pela comunidade europeia de redes nacionais de ensino e investigação.  

Este ano, a campanha incorpora quatro eixos de atuação. Para além da partilha de dicas e boas-práticas de cibersegurança, a iniciativa inclui a partilha de opiniões de especialistas da comunidade GÉANT sobre como tornar da Educação e Investigação mais resiliente em relação ao cibercrime.  

Uma das novidades em 2023 será a rubrica “Cibercrime para novatos”, em que, semanalmente, serão partilhados episódios que permitem aos espectadores “entrar na mente de um hacker”.  

Por fim, a campanha “Become a Cyber Hero” inclui ainda um programa de webinars sobre cibersegurança que focam temas específicos dentro desta área e que se realizam nos dias 5, 12, 19 e 24 de outubro. Estes eventos têm, graças a uma colaboração com a RedClara, tradução simultânea em Inglês, Espanhol e Português.  

Para saber mais sobre esta campanha da GEANT visite: https://connect.geant.org/2023/09/28/the-geant-cybersecurity-month-2023-campaign-is-here 

cibersegurança

Outros artigos relacionados