Num novo Minuto FCCN, Filipa Pereira, Gestora de dados de Investigação, dá-nos a conhecer o Polen – projeto desenvolvido pela Unidade FCCN com o objetivo de dar resposta às necessidades da comunidade científica e de ensino na área de Gestão de Dados de Investigação (GDI). Este novo projeto já tem o seu site próprio.

A Área do Conhecimento Científico da FCCN tem continuado a desenvolver ferramentas e mecanismos para uma ciência mais aberta e mais transparente.

No contexto da transformação digital, tem-se verificado uma importância crescente dos dados de investigação. Esta maior preponderância resulta também da aposta em políticas de Ciência Aberta que garantam a disponibilização dos resultados da produção científica, incluindo os dados de investigação. Nesse sentido, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia tem em processo de publicação uma política de gestão e partilha de dados de investigação, com princípios e requisitos alinhados com o atual contexto da investigação. 

O Polen visa promover os princípios e a prática da Ciência Aberta, assegurando a partilha e a preservação dos dados de investigação gerados no âmbito de projetos finaciados com fundos públicos. Pretende igualmente promover um alinhamento das iniciativas nacionais e internacionais mais relevantes na área de GDI e da Ciência Aberta. Realizar atividades de comunicação e formação, promovendo a gestão de dados em consonância com os princípios de Ciência Aberta, é outra das prioridades do projeto. 

Convidamo-lo a visitar e a navegar um pouco no site do projeto em https://polen.fccn.pt para ficar a saber mais sobre o Polen.

Polen

Outros artigos relacionados