EuroCC procura elevar a computação avançada europeia apresentou um novo ciclo para os próximos três anos.  

A cidade de Estugarda, na Alemanha, acolheu o lançamento oficial do segundo ciclo do programa EuroCC – o EuroCC 2. Durante três dias, no início de 2023, representantes dos 34 países envolvidos, estiveram reunidos para conhecer e debater detalhadamente o plano para os próximos três anos. 

No seu site, a EuroHPC JU define o papel do EuroCC 2 como “estabelecer e dinamizar uma rede de mais de 30 centros nacionais de competências nos vários países participantes”. Nesse sentido, estes centros de competências vão atuar como “pontos únicos de acesso em cada país”, de forma a facilitar a articulação entre os vários agentes e os recursos de computação avançada, a nível regional e nacional.  

Desta forma, acrescentam, será possível reforçar a ligação com comunidades e empresas locais, mapeando as competências nesta área e garantir o acesso aos recursos de supercomputação por parte de utilizadores do setor privado e público.  O orçamento total para estes três anos de atividade é de 62 milhões de euros, no âmbito do Programa Europa Digital.  

Por essa razão, este novo ciclo do programa inclui atividades de formação, ligação à indústria, mapeamento de competências e ações de comunicação, no sentido de promover a adoção de serviços de computação de alto desempenho em campos relacionados como computação quântica, inteligência artificial ou análise de dados, para “expandir a base de utilizadores de HPC”.  

O que é o EuroCC? 

O EuroCC tem como missão elevar a Europa ao mais alto nível da computação avançada (High Performance Computing – HPC) ou supercomputação. Co-financiado pela European High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU), a iniciativa constitui uma rede europeia de competência em HPC, que promove a cooperação e a implementação das melhores práticas nesta área, em toda a Europa. 

O objetivo global do EuroCC visa assim a implementação de uma estrutura de apoio europeia, baseada em Centros de Competência Nacionais (NCCs), fortemente ligados para apoiar a academia, a investigação, a administração pública e a indústria (com especial foco nas pequenas e médias empresas), de modo a beneficiarem das vantagens da especialização, experiência e recursos de HPC disponíveis na área geográfica da Europa. 

Desde 2020 o centro português de competências EuroCC é coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Unidade FCCN, e integra várias entidades parceiras que, através deste projeto, disponibilizam experiência e capacidades no apoio à adoção e utilização do HPC, cumprindo assim o propósito global do EuroCC. 

Saiba mais sobre o EuroCC.

Outros artigos relacionados