Criada em 2019, a Rede Nacional de Computação Avançada tem promovido a utilização dos recursos nacionais de computação avançada por parte de projetos científicos ou de inovação. Saiba tudo sobre esta estrutura gerida pela Unidade FCCN.

O que têm em comum um estudo de modelação atmosférica sobre a Serra do Perdigão e a análise estrutural de polímeros a duas dimensões? Ambos os projetos de investigação recorreram aos recursos da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA) – a estrutura gerida pela Unidade FCCN que tem como objetivo promover o uso de soluções de supercomputação em Portugal.

Para tal, esta estrutura nacional contacta diretamente com as várias comunidades ligadas à investigação e inovação, agregando infraestruturas, recursos humanos e parcerias na área da computação avançada. A rede é constituída por um conjunto de centros operacionais e centros de competência, integrando quatro supercomputadores espalhados pelo país (que pode conhecer em maior detalhe aqui).

Através destes recursos, é possível também promover as competências digitais nacionais na área da computação avançada e assegurar a articulação com estruturas internacionais desta área. Em entrevista, o Diretor de Área da Unidade FCCN, João Pagaime, destaca a importância do acesso a este tipo de recursos: “As ferramentas de supercomputação são essenciais para apoiar a produção de ciência a nível internacional”.

Para o futuro, acrescenta, prevê-se “um aumento significativo da necessidade de utilização da computação avançada”, nomeadamente para o tratamento de elevados volumes de dados, sendo esperado que, “cada vez mais, o setor da indústria procure estes recursos”. “É muito importante desenvolver estes meios, removendo barreiras ao desenvolvimento económico do país”, conclui.

10 Centros, um objetivo

A Rede Nacional de Computação Avançada conta com quatro centros operacionais e seis centros de competências e visualização (que pode conhecer aqui). De forma a promover o uso de tecnologias de computação avançada, a RNCA cria e promove vários concursos nacionais e internacionais para atribuição de horas de utilização dos recursos existentes.

São exemplos o concurso criado em parceria com a Google (focado nas áreas de processamento de linguagem natural e ética na Inteligência Artificial) ou o Concurso de Projetos de Computação Avançada que, durante os anos de 2020 e 2021, atribuiu mais de 71 milhões de CPU core.horas a projetos de investigação e inovação.

A maioria dos projetos que utilizou os recursos da RNCA, no âmbito do Concurso de Projetos de Computação Avançada, em 2021, insere-se nas áreas de Física e Matemática (36%), Química e Materiais (33%) e Tecnologia e Engenharia (32%). Destaque ainda para as Ciências da Vida (21%), Ciências da Natureza (12%), bem como Humanidades e Ciências Sociais (2%).

Na avaliação da primeira edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada, em 2020, vários utilizadores destacaram a importância desta iniciativa e estrutura.
Contam-se mais de 30 publicações científicas e 60 teses de Mestrado ou Doutoramento associadas a projetos aprovados no âmbito destes concursos. ⇓

“Obrigado por esta iniciativa, é um grande apoio para a ciência fundamental”

“Os recursos disponibilizados pelo projeto CPCA proporcionaram grandes acelerações na recolha e processamento de resultados, o que não seria possível em sistemas mais localizados”.

“O concurso foi fácil de compreender e compilar e fiquei plenamente satisfeito com a gestão.”

“Este primeiro concurso de recursos computacionais foi muito útil para o desenvolvimento de uma parte substancial de um projecto agora financiado pela FCT. Numa altura em que a aquisição de equipamento não é fácil de executar, ter acesso a este tipo de infra-estrutura é primordial. A experiência foi tão positiva que me candidatei à segunda edição.”


Visite o site https://rnca.fccn.pt/!
Para estar a par das últimas novidades inscreva-se nesta mailing list.

Outros artigos relacionados