Ciclo de três webinars “Património cultural na Web: como preservar para o futuro?” decorre até 19 de abril e tem como objetivo disseminar os serviços do Arquivo.pt, capacitando os cidadãos para preservar o património histórico preservado na web. 

Numa iniciativa conjunta, Arquivo.pt e Wikimedia Portugal promovem um ciclo de três webinars sobre preservação digital. Depois de os dois primeiros eventos terem ocorrido a 22 de fevereiro e 22 de março, o próximo webinar está marcado para 19 de abril, a partir das 15h00, e tem como objetivo demonstrar, através de casos práticos, “como qualquer pessoa pode arquivar informação publicada na web”. As inscrições estão disponíveis em: https://forms.gle/Q2sSKS2thWuS7AiC6

Recorde-se que oitenta por cento das páginas publicadas na Web desaparecem ou são alteradas, apenas 1 ano após a sua publicação. Simultaneamente, a informação na Wikipédia baseia-se em informação maioritariamente publicada na Web. Nesse sentido, o desaparecimento da informação de referência prejudica a confiabilidade dos artigos da Wikipédia.

Na sua página, a Wikimedia Portugal destaca que o objetivo deste ciclo de webinars passa por “apresentar os serviços do Arquivo.pt e disseminar a sua utilização” para que o património histórico publicado na web “possa ser preservado e explorado por qualquer cidadão”. Com o título “Património cultural na Web: como preservar para o futuro?”, este ciclo de conferências online inclui conteúdos pedagógicos que “enriquecem a formação dos profissionais da informação e comunicação mas também a literacia digital de qualquer cidadão”. 

Os dois primeiros webinars focaram, respectivamente, os da relação do Arquivo.pt com a preservação da memória digital (22 de fevereiro) e o uso de APIs no processamento automático de informação preservada da web (22 de março). Pode saber mais sobre esta iniciativa em: https://sobre.arquivo.pt/pt/como-preservar-as-referencias-na-wikipedia/

Outros artigos relacionados