Durante o mês de outubro, a Unidade FCCN partilha alguns conteúdos práticos sobre como garantir uma navegação segura. Esta semana, é focada a sensibilização para a ameaça do cibercrime

Assinalando o Mês Europeu da Cibersegurança, a rede GÉANT, criou a campanha #CyberHeroAtHome. Durante o mês de outubro, serão assim partilhados conteúdos sobre vários temas de segurança informática. 

A cada semana, um novo tema estará em destaque. Proteção de dispositivos e da rede foram já alguns dos temas focados. Esta semana, é a vez do tema da sensibilização para os perigos do cibercrime

Sempre alerta!

As estatísticas mostram um aumento generalizado no crime cibernético. O mundo online conta com ameaças semelhantes às do mundo real, como roubo, fraude e stalking. A melhor forma de proteger passa por adotar um novo lema: “Sempre alerta”. A tecnologia não consegue garantir 100% de proteção, sendo que os utilizadores são a última linha de defesa. 

Caso seja vítima de um ataque bem sucedido, poderá ver comprometidos os seus dados e da sua empresa ou mesmo perder dinheiro da sua conta bancária. Por outro lado, os cibercriminosos podem contaminar o seu dispositivo com vários tipos de malware que podem trazer consequências muito diversas como o ransomware (bloqueio do sistema para exigência de um resgate). 

cibersegurança

Ameaças do cibercrime. Conheça os conselhos da GÉANT para garantir que dá a resposta adequada: 

#1 Avalie pedidos de informação

Preste especial atenção a qualquer solicitação de informações pessoais ou confidenciais. Muitas vezes, o objetivo dos atacantes é fazer com que a sua ação seja realizada de forma imediata e irrefletida. Nesse sentido, ter um especial cuidado com pedidos de informações pessoais será extremamente importante. 

#2 Pense antes de clicar

Adopte a seguinte máxima: nunca clicar num link irrefletidamente. Este lema é válido para toda a sua atividade online, nomeadamente no que diz respeito ao envio de hiperligações por email, por serviços de chat ou na navegação de um site. Reflita sobre a consequência dessa ação e, se necessário, procure o site com recurso a um motor de busca. 

#3 Desconfie de boas notícias

Se algo lhe parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Não “caia” em mensagens informando que você ganhou um smartphone, bilhetes grátis ou outros prémios. 

#4 Denuncie as ameaças

Denuncie mensagens ou links suspeitos à empresa ou organização em que trabalha ou a entidades certificadas para lidar com ameaças. Denunciando tentativas de cibercrime, estará a ajudar a proteger outras potenciais vítimas. 

Sabia que…

→ 84% dos ataques cibernéticos dependem de engenharia social: obter informações pessoais ou propagar software malicioso por meio de manipulação. 

→ Ataques de ransomware tiveram um aumento global de 350% nos últimos anos.

→ Nos últimos anos, a frequência de incidentes de phishing quase duplicou.

Visite o site da GÉANT para encontrar mais informações úteis!

Cibersegurança na FCCN

Se faz parte da rede RCTS, gerida para FCCN, conheça os serviços de cibersegurança a que pode recorrer sem custos adicionais.

Outros artigos relacionados