fotografia de
Carlos Friaças
Gestor de Serviço

O gestor do serviço de cibersegurança da unidade FCCN, Carlos Friaças, explica por que razões devemos estar atentos às ciberameaças relacionadas com a pandemia do novo coronavírus.

A pandemia que estamos a viver criou, infelizmente, uma janela de oportunidade para o surgimento de múltiplas novas fraudes ligadas a esta temática. Isto representa mais um desafio, em termos de cibersegurança, quer para as organizações, quer para as pessoas a título individual.

As entidades oficiais nacionais e internacionais estão cientes desta questão e têm emitido diversos comunicados e recomendações dirigidos à população em geral. Nestas alturas, todos os avisos oficiais são úteis, pois os cidadãos só devem confiar em números difundidos por fontes oficiais, tal como apenas devem efetuar compras online em vendedores reconhecidos e através de pagamentos eletrónicos seguros.

O incremento exponencial do teletrabalho registado em Portugal nestas últimas semanas também motivou recomendações recentes por parte do Centro Nacional de Cibersegurança, que a generalidade dos cidadãos deve adotar. As organizações hospitalares (quer sejam públicas ou privadas) continuam inacreditavelmente a ser alvo de ciberataques e vítimas de fenómenos de ransomware que têm o potencial de afetar severamente o seu funcionamento, neste momento de pressão aguda sobre os seus recursos.

Tal como todos devemos contribuir para vencer esta pandemia, recorrendo ao isolamento, o funcionamento dos meios eletrónicos mais críticos também depende da nossa capacidade individual de resistir a fraudes e a infeções digitais nos nossos vários dispositivos. Como tal, devemos manter-nos vigilantes e informados sobre as ameaças mais atuais.

Para saber mais sobre cibersegurança, visite www.cert.rcts.pt. Para o esclarecimento de dúvidas ou prestação de informações, poderá contactar-nos através do endereço info@cert.rcts.pt.

Se está a trabalhar a partir de casa e pretende encontrar uma solução segura para o acesso a redes públicas e privadas, conheça o eduVPN, o serviço de VPN (Virtual Private Network) desenvolvido pela GÉANT, dirigido à comunidade internacional de investigação e educação. Para saber mais, leia a notícia sobre o novo serviço disponibilizado pela FCCN

Outros artigos relacionados