Passar para o Conteúdo Principal
 

Ciência Aberta entre Portugal e países da América Latina

Ciência Aberta entre Portugal e países da América Latina

Memorando reforça cooperação na partilha de conhecimento científico

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a rede La Referencia – La Red Federada de Repositorios Institucionales de Publicaciones Científicas da América do Sul e Central assinaram no dia 16 de setembro, no Porto durante o evento Open Science Fair, o Memorando de Colaboração com vista ao reforço da cooperação na partilha de conhecimento científico entre Portugal e países da América Latina, nomeadamente a Argentina, o Brasil, o Chile, a Colômbia, a Costa Rica, o Equador, El Salvador, o México, o Peru e o Uruguai.

Desde 2009 que Portugal, através da FCT, e o Brasil, através do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, têm vindo a colaborar na área do acesso aberto e, mais recentemente, na Ciência Aberta. Com este novo Memorando, a cooperação chega também a outros países da América Latina, passando o portal RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal a agregar conteúdos dos repositórios institucionais da rede La Referencia e vice-versa. O desenvolvimento de software especializado é outro dos objetivos deste Memorando, possibilitando o aumento da inovação e a redução do esforço de desenvolvimento obtendo-se assim software mais sustentável.

A iniciativa nacional de acesso aberto – os Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) surgiu em 2008 e tem a missão de promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal e armazenar, disponibilizar e preservar a produção científica que lhes seja transmitida. Um dos serviços da iniciativa é o portal RCAAP que tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D. O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

Escrito por: Gabinete de Comunicação da FCT
Foto: Dr. Nuno Feixa Rodrigues, da FCT, e Bianca Amaro, Presidente da LA Referencia, durante a assinatura do acordo.
Crédito: LA Referencia