Go to main content
 

Arquivo.pt apresenta novas funcionalidades

Arquivo.pt apresenta novas funcionalidades

Serviço de preservação da web portuguesa inclui agora duas novas funções: visualização com browser antigo e exportação dos resultados de pesquisa.

 

Foi a 1 de julho que o Arquivo.pt lançou a sua nova versão – denominada Responsive – que integra várias novas funcionalidades. O objetivo passa por melhorar a experiência de utilização entre diferentes dispositivos.

 

A primeira novidade diz respeito à inclusão de uma opção que permite a visualizar a página preservada utilizando também um browser do passado. Esta funcionalidade é possibilitada com o redirecionamento para o serviço oldweb.today que emula browsers do passado como o Netscape Navigator, Microsoft Internet Explorer ou o NSCA Mosaic.

 

Desta forma, destaca o Arquivo.pt, é possível aceder “da forma mais fidedigna possível ao aspeto visual original de uma página do passado”.

 

Por outro lado, a nova versão do Arquivo.pt permite agora também a exportação dos resultados de uma pesquisa para posterior tratamento e análise. Esta é uma função que poderá ser especialmente útil para investigadores que analisam com minúcia um determinado tema.

 

A funcionalidade está disponível nas “Opções”, sendo necessário escolher o formato de ficheiro pretendido: XLSX, CSV ou TXT.

 

Estas novas funcionalidades surgem já depois de o Arquivo.pt ter apresentado uma versão 100% responsiva e adaptada a dispositivos móveis, com interface simplificado.

 

Para saber mais, visite: https://sobre.arquivo.pt/