Iniciativa entre a Gulbenkian e o serviço da Unidade FCCN pretende contribuir para a preservação e reutilização das páginas web do passado e do futuro, com um foco no mundo da arte portuguesa contemporânea.

Arquivo.pt promove ciclos de webinares

Preservar a memória digital da arte portuguesa contemporânea através do Arquivo.pt é um dos principais objetivos do projeto “Para Sempre”, uma iniciativa lançada em conjunto por este serviço da Unidade FCCN, que preserva a informação publicada na web, e pela Biblioteca de Artes e Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian.  

Para alcançar este objetivo, o projeto inclui a realização de um ciclo de webinars que promovem o conhecimento sobre esta temática. O primeiro destes eventos realizou-se no dia 29 de abril, tendo como tema principal a preservação da memória digital e o papel do Arquivo.pt. A sessão focou em especial aquele que é um temas centrais do projeto: os websites relacionados com os artistas, galerias e outras entidades do panorama nacional. 

As próximas sessões realizam-se em maio (dia 27) e julho (dia 1), dando continuidade aos objetivos do projeto. Como tal, nestes dois eventos serão focados, respetivamente, as boas práticas necessárias para que um website seja preservável e as técnicas de gravação de um site num formato normalizado, de modo a que fique preservado para o futuro. 

Pode saber mais sobre esta iniciativa e inscrever-se nas próximas sessões aqui.

parasempre fccn FCCN Unidade de Computação


Outros artigos relacionados