Na sequência do campanha criada pela rede GEANT #CyberHeroAtHome, que assinada o Mês Europeu da Cibersegurança, durante o mês de outubro, a Unidade FCCN partilha alguns conteúdos práticos sobre como garantir uma navegação segura. Nesta primeira semana, destacamos a proteção de redes. 

A cada semana, um novo tema estará em destaque. Sensibilização para a ameaça do cibercrime, proteção de dispositivos e da identidade serão alguns dos temas focados, sendo que, durante a primeira semana, a proteção de rede será o tema central. 

Como proteger a minha rede?

A conectividade é hoje uma condição fundamental em qualquer área de atividade. Praticamente todos os setores e profissões exigem uma conexão a uma rede. A importância deste recurso é proporcional à necessidade de segurança. 

As ameaças são várias e podem assumir a forma de redes Wi-Fi falsas (criadas por hackers, com nomes semelhantes às reais), ataques a redes Wi-Fi inseguras ou utilização de senhas padrão de equipamentos eletrónicos (disponíveis online). Depois de garantir acesso à sua rede, um hacker pode utilizar os seus dispositivos para realizar ataques cibernéticos de grande escala. 

cibersegurança

Existem alguns passos básicos que podem ser tomados para garantir a proteção da sua rede, bem como algumas dicas úteis no uso de outras redes.

Siga os conselhos da GÉANT e torne-se um Cyber-Herói em casa.

#1 Altere a sua senha

Altere a senha predefinida no seu router e nos outros dispositivos conectados à sua rede. Senhas que vêm configuradas de fábrica são facilmente descobertas por hackers. Escolha uma senha segura, evitando datas e nomes e recorrendo a caracteres diversos.  

#2 Utilize uma firewall

Lembre-se de ativar os recursos de firewall no seu sistema operativo e no seu software de segurança. A firewall funciona como um intermediário entre o seu sistema e o tráfego externo, ajudando a evitar que invasores possam ter acesso. 

#3 Utilize uma VPN

Através da utilização de uma Rede Privada Virtual (VPN) é possível criar um nível de segurança adicional. Ao criar um canal de comunicação encriptado entre o seu dispositivo e um servidor, este recurso protege os seus dados, ajudando a garantir a segurança e o anonimato.

#4 Evite utilizar redes Wi-Fi públicas

Se estiver a trabalhar ou estudar num café, biblioteca ou outro local que disponibilize redes Wi-Fi públicas, será mais seguro utilizar o seu smartphone enquanto ponto de acesso. Isto porque é relativamente fácil hackear um computador ou telemóvel ligado a uma rede pública sem nenhuma proteção, garantindo o acesso a emails, passwords e dados de login, por exemplo. 

Visite o site da GÉANT para encontrar mais informações úteis!

Cibersegurança na FCCN

Todos os dias, milhares de alunos, professores e investigadores usam serviços online para trocarem informações indispensáveis ao avanço do conhecimento.

Quer seja através de email, videoconferência, e-learning, ou artigos e jornais científicos, pretende-se que a partilha seja segura e de confiança.

Em particular destacamos os serviços que asseguram o seu dia-a-dia na proteção informática e que convidamos a conhecer em detalhe no site.

Outros artigos relacionados