Durante o mês de outubro, a Unidade FCCN partilha alguns conteúdos práticos sobre como garantir uma navegação segura. 

Assinalando o Mês Europeu da Cibersegurança, a rede GÉANT, criou a campanha #CyberHeroAtHome. Durante o mês de outubro, serão assim partilhados conteúdos sobre vários temas de segurança informática. 

A cada semana, um novo tema estará em destaque. Proteção de dispositivos e da sua rede são alguns dos temas focados. Esta semana, fique a saber como poderá proteger a sua identidade

A pegada digital

Atualmente, é habitual que partilhemos online várias informações sobre a nossa vida pessoal, por vezes, sem que nos apercebamos. Estes dados pessoais podem ser utilizados indevidamente por cibercriminosos, pelo que devemos refletir sobre o que partilhamos online – e com quem. 

A nossa pegada ou identidade digital pode ser construída a partir das informações de login (usuários e senhas), dados partilhados em redes sociais (como fotos e vídeos) ou em formulários online (para assinar uma newsletter ou uma petição, por exemplo). 

Esta informação é bastante valiosa, uma vez que hackers a podem utilizar para, por exemplo, criar perfis falsos ou abrir contas bancárias. Por estas razões a sua pegada digital é uma representação pessoal que deve estar sob seu controle. 

cibercrime

4 dicas para proteger a sua identidade online:

#1 Proteja as suas contas online

Utilize senhas fortes e diferentes em cada uma de suas contas. Se tiver dificuldade para lembrar delas, utilize um gestor de passwords. 

#2 Crie duas etapas de verificação

Ative a verificação de dois passos sempre que possível. Esta solução é como uma segunda fechadura na porta: uma combinação de algo que sabe (uma senha) com algo que tem (como um código gerado por aplicativo ou uma digital).

#3 Partilhe com cuidado

Atente no que compartilha online, em especial nas redes sociais. Não deixe informações pessoais importantes em perfis públicos. Antes de aceitar pedidos de amizade, confira o perfil.

#4 Garanta ligações seguras

Torne as suas videoconferências seguras, protegendo as reuniões com senha. Não compartilhe links de convite e tenha cuidado ao compartilhar a sua tela e arquivos.

Visite o site da GÉANT para encontrar mais informações úteis! 

Cibersegurança na FCCN

Se faz parte da rede RCTS, gerida para FCCN, conheça os serviços de segurança a que pode recorrer sem custos adicionais.

Outros artigos relacionados