24 a 30 de outubro

Mais informação

Compreender e lidar com as mudanças climáticas requer a rápida troca de conhecimento através das fronteiras geográficas, económicas e disciplinares. É por isso que a Semana Internacional do Acesso Aberto deste ano, que acontecerá de 24 a 30 de outubro de 2022, escolheu “Open for Climate Justice” como tema.

A Justiça Climática é um reconhecimento explícito de que a crise climática tem efeitos de longo alcance, e os impactos serão “não serão suportados de forma igual ou justa, entre ricos e pobres, mulheres e homens, e gerações mais velhas e mais jovens.” Estas desigualdades também afetam a capacidade das comunidades de produzir, disseminar e usar o conhecimento em torno da crise climática. A abertura pode criar caminhos para uma partilha de conhecimento mais equitativa e servir como um meio de abordar as desigualdades que moldam os impactos das mudanças climáticas e nossas respostas a estas.

A Semana Internacional de Acesso Aberto é celebrada por indivíduos, instituições e organizações em todo o mundo e é uma oportunidade inestimável de conectar o momento em torno da partilha global de conhecimento e ciência aberta, com mudanças políticas e com questões sociais que afetam pessoas em todo o mundo.

climate justice FCCN Unidade de Computação

O tema deste ano – “Open for Climate Justice” – é uma oportunidade para se agir e para contribuir para o aumento de consciência sobre como uma maior abertura permitirá abrir também caminho para mais justiça climática. A Semana do Acesso Aberto 2022 será realizada de 24 a 30 de outubro, no entanto, qualquer pessoa é encorajada a promover discussões e agir em torno do tema “Open For Climate Justice”, sempre que adequado, durante todo o ano e adaptar o tema e as atividades a contextos locais.

Para mais informações sobre a Semana Internacional de Acesso Aberto, visite openaccessweek.org, e siga as ashtags #OAWeek e #openforclimatejustice.

A Semana Internacional de Acesso Aberto é organizada pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition).

Em Portugal siga e consulte:

Outros artigos relacionados