imagem decorativa

Defending The SOC, primeira etapa do CTF Internacional MetaRed ’21 concluída com participação recorde no exercício organizado pelo RCTS CERT.

De 10 a 11 de agosto decorreu, durante 24 horas, o evento Defending The SOC, organizado pelo serviço de resposta a incidentes de segurança informática da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o RCTS CERT.

evento online foi composto por 30 desafios de várias categorias, e contou com cerca de 800 inscrições, que deram origem à formação de 478 equipas. Das 372 que pontuaram, 89% solucionaram pelo menos 3 desafios. 

Este Capture The Flag está inserido no campeonato CTF Internacional MetaRed ’21, e que contará com mais 4 etapas organizadas pelos parceiros MetaRed internacionais da Argentina, México, Equador e de regresso novamente a Portugal.

Os 30 desafios propostos pelo RCTS CERT foram distribuídos pelas categorias de criptografia, análise forense, OSINT, redes, engenharia reversa, pwn, web e missão. Destes, 9 foram desenhados com uma sequência lógica, na categoria de missão, dentro de um quadro de um ataque a um SOC (Security Operations Centre) e consequente reação defensiva e ofensiva.  

defending the soc results FCCN Unidade de Computação
Gráfico de resultados CTF 2021

No final, 8 equipas concluíram os 30 desafios, tendo ficado em 1º lugar uma equipa originária da Argentina (equipa Cumbancha), composta por cinco elementos, e que resolveu os exercícios em 8 horas e 37 minutos. As melhores equipas portuguesas ficaram respetivamente em 3º, 4º e 7º lugar do ranking.

O feedback dos jogadores do evento foi muito positivo e vários participantes deram especial destaque aos desafios da categoria de missão, correspondentes ao tema do evento.

Os prémios da etapa serão atribuídos no evento final de entrega de prémios.

O próximo «Capture The Flag» da competição MetaRed terá lugar a 21 de outubro.

Informações úteis:

Vídeo da competição MetaRed 2021

Outros artigos relacionados