O recém-formado Fórum de Utilizadores de Computação Avançada promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da unidade FCCN, pretende tornar-se um ponto de encontro para especialistas e aprendizes nas áreas da computação avançada.  

Este será um espaço aberto a debate, partilha de conhecimento e de soluções para desafios técnicos, assim como uma fonte vital de informações e networking para os interessados no futuro da tecnologia. 

A importância do Forúm 

No universo da investigação, tecnologia e inovação, a colaboração e o intercâmbio de conhecimento são fundamentais para o avanço científico. Nesse contexto, o Fórum de Utilizadores de Computação Avançada emerge como uma plataforma vital para a comunidade interessada em utilizar os serviços disponibilizados pela Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA)

De acordo com o regulamento interno, o Fórum é delineado como um órgão independente destinado a acolher utilizadores das diversas áreas científicas, sejam eles provenientes de comunidades de investigação públicas ou privadas. 

Principais objetivos 

O propósito fundamental do projeto é proporcionar um ambiente autónomo para a troca de experiências e aconselhamento sobre a utilização dos serviços da RNCA, além de elaborar recomendações para a respetiva melhoria contínua.  

Tem objetivos que vão desde servir como canal de comunicação entre utilizadores, centros operacionais e de competências e a RNCA/FCT, até à identificação de melhorias nos processos da RNCA. O Fórum de Utilizadores de Computação Avançada desempenha ainda um papel multifacetado na promoção da excelência na utilização da computação avançada para fins científicos e tecnológicos. 

Mais ainda, serve o acolhimento de novos utilizadores, oferecendo-lhes orientação e suporte na resolução de problemas, e prevê-se que tenha participação ativa no encontro anual de computação avançada, consolidando o seu papel como um fórum dinâmico e participativo.  

Em suma, representa não apenas uma plataforma de partilha de conhecimento, mas também um catalisador para o progresso científico e tecnológico, promovendo uma cultura de colaboração e excelência na utilização da computação avançada.  

Professor Carlos Silva assume o cargo de coordenador

O coordenador do Fórum é nomeado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para mandatos de até três anos e trabalha em colaboração com a gestão da RNCA, para assegurar o funcionamento adequado do órgão.  

Desempenha, assim, um papel crucial na articulação das atividades, sendo que a estrutura de governação do Fórum é também projetada para garantir a sua eficácia e autonomia. Atualmente, o coordenador eleito para este Fórum é o Professor Carlos Silva do Instituto Superior Técnico.  

Entre em contacto com o Forúm 

Para aqueles que desejam entrar em contacto com este fórum, um formulário online está disponível, proporcionando uma via direta de comunicação com a coordenação.  

Esta iniciativa visa garantir que todas as questões, comentários e sugestões da comunidade são prontamente atendidos e considerados. Mais informações em: https://rnca.fccn.pt/forum-de-utilizadores/. 

Outros artigos relacionados