Desenvolvida ao longo dos últimos três anos, a Plataforma Digital Fernão de Magalhães é um repositório para diferentes tipos de conhecimento associado ao legado da primeira viagem de Circum-Navegação e do navegador português.

A Unidade FCCN esteve ligada à iniciativa desde o primeiro momento, através da disponibilização da infraestrutura de suporte para a criação desta plataforma. Agora, numa altura em que o projeto entra na sua fase de conclusão, os conteúdos agregados pela Plataforma Digital Fernão de Magalhães foram integrados no Memorial do Arquivo.pt e disponibilizados ao público em geral aqui.

A Plataforma Digital Fernão de Magalhães foi desenvolvida pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCFM) para preservar o legado cultural e científico associado à expedição. Disponibiliza seis capítulos temáticos e três capítulos abertos com diversos conteúdos desenvolvidos ou agregados no contexto da implementação do programa oficial das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação.

O Memorial do Arquivo.pt faz parte do Arquivo.pt e oferece uma preservação de alta-qualidade do conteúdo de websites que já não são atualizados. “O Memorial do Arquivo.pt é um serviço inovador único no mundo”, sublinhava o gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, numa entrevista publicada em julho de 2022.

Ao recorrer a este serviço, é possível às instituições diminuir vulnerabilidades de segurança, custos de manutenção e ainda a pegada ecológica associada.

Consulte a Plataforma Digital Fernão de Magalhães em www.arquivo.pt/plataformamagalhaes

Outros artigos relacionados