No dia 16 de fevereiro, o Centro Ciência Viva acolhe o evento “Inauguração da RCTS de Nova Geração“, que assinala o encerramento do projeto RCTS100.  

Ao longo dos últimos cinco anos, o projeto RCTS100 reforçou a infraestrutura tecnológica do sistema nacional de ensino superior, investigação e inovação. No dia 16 de fevereiro, em Lisboa, realiza-se um evento celebrativo que marca o encerramento oficial do projeto e a inauguração oficial de uma rede nacional de ensino e investigação de Nova Geração.  

A execução do projeto RCTS100 terminou no final de 2022, depois de garantido o alargamento da infraestrutura de fibra ótica e a atualização tecnológica da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS). Através destas melhorias foi possível mitigar assimetrias de conetividade existentes no território nacional e ainda capacitar internamente as redes internas de nove entidades de ensino superior público.  

O evento tem como objetivo juntar os diferentes participantes no Projeto, inaugurar a RCTS de Nova Geração e celebrar a atualização tecnológica das redes internas de nove entidades de ensino superior.

Este encontro tem início pelas 9h00, no Auditório José Mariano Gago, no Centro Ciência Viva, e conta com várias atividades ao longo de todo o dia.  

O projeto RCTS100 implicou um investimento total de 17 milhões de euros, 13 dos quais provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A divulgação do projeto está inserida no Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT), enquadrado nos Fundos Europeus Estruturais de investimento (FEEI). 

Outros artigos relacionados