De 16 a 18 de maio, o Centro de Congressos de Lisboa recebe um dos maiores eventos nacionais dedicados à evolução científica e à produção de novo conhecimento, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva.

O mote “Construir o Futuro com a Ciência” é a premissa deste encontro, num fórum de debate que permite a partilha dos principais temas de investigação, com a apresentação de novas iniciativas e dos seguintes projetos geridos pela Unidade FCCN: RCTS100; Plataforma NAU; Arquivo.pt; b-On; RNCA e European Open Science Cloud. Todos eles estão inseridos na Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que assegura a colaboração diária entre as várias entidades parceiras.

Ao longo do evento, contamos com diferentes tipos de sessões, de plenárias a temáticas, passando também por demonstrações e pósteres online.  
Helena Pereira, presidente da FCT; Khaled Abdel Ghaffar, Ministro do Ensino Superior e Ciência do Egito e Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, são alguns dos principais oradores na abertura do evento. 


Encontramos a Unidade FCCN numa sessão dedicada aos Serviços Digitais de apoio à Ciência, com a moderação de João Preto Gomes (Diretor Área de Serviços Avançados da FCT|FCCN). 
Segunda-feira, das 11h30 às 13h00, na Sala 4A, contamos com todos para a apresentação do projeto RCTS100, por Ana Pinto, Diretora Área de Serviços de Rede da FCT|FCCN, seguida da apresentação da Plataforma NAU, um dos serviços digitais da Unidade FCCN em crescente afirmação no mercado de e-learning, por Pedro Cabral, Gestor do Projeto. 

Ainda neste painel, podemos assistir à apresentação da b-On, Biblioteca do Conhecimento Online de suporte às comunidades académicas e também do projeto European Open Science Cloud, defendidos respetivamente por João Mendes Moreira, Diretor Área do Conhecimento Científico da FCT|FCCN & João Cardoso, Gestor de Ciência na Área do Conhecimento Científico da FCT|FCCN. 
 
A Plataforma NAU estará ainda em destaque na sessão dedicada aos Projetos INCoDe.2030 (Auditório 3 – 15h30-17h00). 

Terça-feira, das 11h30 às 13h00, na Sala 4A, é a vez da Rede Nacional de Computação Avançada subir a palco, com a moderação do Eng. João Nuno Ferreira e apresentação dos concursos de computação 2021 e 2022, por João Pagaime, Gestor da RNCA. 


O que será diferente em 2022? A edição deste ano tem um impacto particular: para além de celebrar o 25º Aniversário da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, segunda-feira assinala também o Dia Mundial do Cientista, com a homenagem do Primeiro-Ministro António Costa nas sessões plenárias.
O evento conta ainda com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Lembramos que as inscrições continuam abertas e que podem consultar o programa do encontro na íntegra. A partir de segunda, visitem-nos nos stands da FCT, FCCN e Arquivo! 

Outros artigos relacionados