Segunda edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada para a tipoligia A2 de Acesso Projeto registou 58 candidaturas, num valor total de horas solicitadas 391% superior à capacidade disponível. 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da  Unidade Computação Científica Nacional (FCCN), divulgou os resultados da 2.º edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada para a tipologia A2 de Acesso Projeto

No total, foram recolhidas 58 candidaturas de diferentes áreas científicas. As áreas da “Física e Matemática” e “Química e Materiais” são as em que se regista maior número de projetos, sendo que, tal como na primeira edição, foram recebidas candidaturas de projetos de domínios diversos como Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Saúde, Ciências da Terra e do Ambiente e também de Ciências Sociais e Económicas.

Na lista de projetos candidatos, destaque para a presença de mais 40 instituições de ensino, bem como uma cooperativa e uma associação. No total, foram solicitadas cerca de 80 000 000 core.horas, que representam 391% da capacidade disponível para o concurso.

Recorde-se que este concurso tem como finalidade dar acesso à utilização de recursos High Performance Computing e/ou Scientific Cloud Computing. Desta forma, é recomendado para projetos científicos ou de inovação cuja equipa de trabalho tenha alguma experiência prévia.

As candidaturas continuam em aberto para as modalidades A0 – Acesso experimental e A1 – Acesso preparatório, devendo ser apresentadas até o dia 28 de Abril de 2022. A cada 8 semanas, as candidaturas  recebidas são agregadas em lotes sendo objeto de validação técnica sumária (A0) ou avaliação técnica (A1). A alocação nas plataformas será realizada até se atingir o limite das quotas respetivas.

Para mais informações, visite a informação sobre o concurso no site da FCT.

Outros artigos relacionados