Foi realizado mais um upgrade do acesso da RCTS à rede GÉANT, passando a ligação a ser garantida a 40 Gigabits por segundo (Gbps).

Com este aumento de capacidade, concretizado durante o mês de janeiro, a ligação passa de 30 para 40 Gbps, tanto na ligação principal como na de backup. O upgrade assegura a qualidade do serviço prestado, tendo em conta o crescimento de utilização da rede de dados .

Este upgrade coincidiu com a ativação de um novo router internacional, que já disponibiliza múltiplas portas a 100 Gbps de forma a suportar o crescimento das ligações internacionais da RCTS.

RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade – é a rede nacional de investigação e ensino, também designada internacionalmente por NREN (National Research and Education Network).

Gerida e operada pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a RCTS oferece aos investigadores, professores e alunos uma infraestrutura digital de alto desempenho que suporta a conetividade dos projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional.

Outros artigos relacionados