A partir de 1 de abril, a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) passou a assegurar a ligação da Rede Alargada de Educação (RAE) à internet a 40Gbps.

A RCTS –  é a rede nacional de investigação e ensino, que  oferece aos investigadores, professores e alunos de ensino superior uma infraestrutura digital de alto desempenho e que apoia os projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional. A interligação da RAE na RCTS veio permitir economias de escala, bem como uma melhoria no serviço.

Esta atualização da capacidade disponibilizada marca mais um passo na evolução da Rede Alargada de Educação (RAE) – estrutura criada em 2008 e que garante serviços de comunicações e informação aos organismos, agrupamentos e escolas não agrupadas, no território de Portugal Continental.

A RAE é uma rede com cobertura nacional que interliga um total de cerca de 4435 escolas e agrupamentos. Entre alunos e docentes, o número de utilizadores (alunos, docentes e administrativos) é superior a 1 milhão. De entre os serviços que disponibiliza, destacam-se as ligações à Internet de todos os estabelecimentos da rede pública (do 1.º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário), bem como todos os organismos regionais e centrais do Ministério de Educação e Ciência.

No seu site, a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) destaca o papel da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), gerida pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na “melhoria efetiva nos serviços de interligação e do acesso à Internet”. Esta evolução é materializada com otimizações como o aumento de largura de banda agora anunciado. Poderá ter acesso a um mapa detalhado e atualizado da RAE, no site da DGEEC.

A RAE dá suporte a plataformas como o “Portal das Escolas”, o “Info Escolas”, o “Infocursos”, o “Portal das Qualificações”, ou o “SciELO”. Por outro lado, através desta rede, a DGEEC implementa um conjunto de sistemas de recolha de dados “utilizados para a produção da informação estatística oficial na área da educação, da ciência e tecnologia e da sociedade de informação”, no quadro do Sistema Estatístico Nacional e em conformidade com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias.

Outros artigos relacionados