rctsaai

Conheça a possibilidade tecnológica oferecida pelo serviço RCTSaai – que permite, através do login com a sua conta institucional, aceder a todos os serviços web disponibilizadas pela Unidade FCCN à sua comunidade RCTS. 

Autenticação Federada: 4 vantagens do serviço RCTSaai

#1 “Chave Única”

“Uma chave única para todos os serviços” é a forma como o serviço RCTSaai descreve o seu principal propósito. Na base desta possibilidade, encontramos a tecnologia da autenticação federada – ou single sign-on (SSO) – que permite aos utilizadores aceder, apenas com a inserção de uma única credencial e de forma segura, a todos os serviços web que fazem parte do universo FCCN.

#2 Facilidade no acesso aos serviços FCCN

A autenticação federada é suportada pela infraestrutura RCTSaai, que é responsável pela autenticação e autorização dos utilizadores, simplificando o acesso de serviços a toda a comunidade RCTS. Desta forma, em termos práticos, alunos, professores, funcionários ou investigadores das instituições aderentes a este serviço podem, de forma fácil e simples, utilizar a sua conta institucional para ter acesso a esta lista de serviços.

Educast, eduroam, Colibri, Filesender, Videocast ou b-on são apenas alguns dos exemplos de serviços disponibilizados através desta tecnologia. Todas as instituições de ensino ou investigação da RCTS podem aderir a esta infraestrutura aqui.

#3 Garante uma ligação global

Desde 2016, a possibilidade de autenticação federada ligada à rede RCTS aumentou exponencialmente a sua dimensão. Este crescimento deveu-se à implementação do projeto eduGAIN por parte da GÉANT. Através do eduGAIN, é possível aos utilizadores nacionais acederem a serviços disponibilizados por outras federações, geridas por outras redes nacionais de educação e investigação, desde que a sua instituição seja membro da Federação de Identidade RCTS.

A possibilidade de configuração da rede eduroam (CAT), o acesso a um sistema de testes de salas de videoconferência (eduCONF) ou um serviço de apoio à identificação e contratação dos melhores serviços cloud são apenas alguns exemplos.

#4 Garante acessos seguros

 A RCTSaai permite que os fornecedores de serviços disponibilizem aos utilizadores de outras entidades o acesso a serviços de forma simplificada e segura: não é necessária a gestão local das credenciais dos utilizadores e a autenticação é realizada na instituição de origem, em ambiente protegido e cifrado. 

Outros artigos relacionados