O serviço da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvido através da FCCN – que garante o acesso permanente e ilimitado a artigos e publicações científicas, de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos – está de parabéns.

Conheça aqui a sua história e evolução ao longo destas duas décadas.

A fundação

A biblioteca do conhecimento online – b-on – entrou em funcionamento em março de 2004, permitindo, desde então, o acesso aberto a milhares de publicações científicas por parte das instituições de investigação e de ensino superior. 

Este acesso a textos integrais de milhares de periódicos científicos e e-books online foi conseguido através de assinaturas negociadas a nível nacional, tendo as primeiras negociações sido realizadas em 2001. 

O crescimento e expansão

A evolução da b-on foi ainda mais visível a partir de 2007. Até este ano, o modelo de licenciamento do serviço era, por princípio, All for All, ou seja, Tudo para Todos, o que significava que todos os membros acediam ao mesmo conjunto de conteúdos. 

Nesse ano, de forma a aumentar a sua abrangência, a biblioteca online assinou acordos em regime de Some for Some com cinco editoras adicionais. 

Em 2009, passou também a subscrever e-books, alargando a tipologia de recursos disponibilizados à comunidade de investigação e de ensino superior nacional. 

Durante os primeiros anos de atividade, o número de downloads também cresceu, evoluindo de cerca de 2 milhões, no primeiro ano, para mais de 6 milhões, em 2010. Também o número de instituições que aderiu à iniciativa cresceu de igual forma neste período, de 48 para 70. 

Para corroborar esta evolução, em 2014 realizou-me um inquérito de satisfação ao serviço a mais de 500 investigadores. Apenas 5% respondeu não utilizar a b-on, sendo que as principais mais-valias da biblioteca apontadas pelos inquiridos foram: o apoio para concretizar uma investigação (83,5%), para aumentar a produção científica (77,2%) e para publicar em periódicos de maior qualidade (63,5%). 

Inovação

Em 2015, foi inaugurado o novo site da b-on, que passou a dividir a informação partilhada em quatro categorias principais: Conteúdos, Serviços, Apoio ao Utilizador e Notícias. A nova página integrava ainda uma secção que definia as vantagens oferecidas a vários públicos, como Estudantes, Professores/Investigadores, Bibliotecários e Publishers

E foi também neste momento que nasceu o mote “Juntos partilhamos conhecimento”, que é, até hoje, o grande destaque e mensagem da homepage da b-on. 

Mais Ciência Aberta

Tendo em vista a implementação mais alargada de princípios e boas-práticas de acesso aberto, 13 dos contratos negociados pela b-on para o triénio 2022-2024 passaram a oferecer a possibilidade aos autores das instituições aderentes de publicar os seus artigos em acesso aberto nestes editores, ao abrigo daquilo a que se denominam acordos transformativos. Em 2022, foram publicados 2120 artigos em acesso aberto ao abrigo destes acordos. 

Para saber mais sobre a história deste serviço, o Arquivo.pt viajou no tempo com a b-on, destacando numa página única alguns dos seus principais marcos. Conheça ainda mais sobre a evolução da página da b-on ao longo dos anos em https://arquivo.pt/wayback/20150423051135/http://www.b-on.pt/

Outros artigos relacionados