A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da FCCN e no âmbito do programa PTCRIS, desenvolveu uma iniciativa de registo e propagação de identificadores únicos (DOI – Digital Object Identifier) para os financiamentos públicos nacionais.

Com o propósito de fomentar o reaproveitamento e interligação dos dados dos financiamentos atribuídos, esta ação insere-se no âmbito da infraestrutura SciPROJ, a base de dados nacional que agrega registos do financiamento nacional e internacional que sustenta as atividades de ciência e tecnologia desenvolvidas em Portugal. 

Serão abrangidos financiamentos atribuídos pela FCT a Projetos de I&D, Unidades de I&D, Emprego Científico e Bolsas de Formação Avançada. 

Objetivos

Este projeto tem como intuito atribuir identificadores únicos, reconhecidos internacionalmente, a financiamentos geridos pela FCT. Tal permitirá associar, de forma inequívoca, o financiamento aos resultados científicos que deste resultam, bem como aos investigadores e instituições que executam esse mesmo financiamento. 

Pretende-se que os DOIs de financiamento sejam amplamente conhecidos e utilizados pelos beneficiários do financiamento, bem como integrados de forma eficiente nos diversos sistemas de gestão de ciência. 

Tudo isto, para permitir que o potencial dos DOIs seja maximizado e promovendo a transparência e o acesso aberto a informação sobre a atividade científica de forma ágil e eficaz. 

Fases da iniciativa até à data 

A fase 0 decorreu durante o ano de 2023 e destinou-se à preparação dos procedimentos. De seguida, na fase 1 – denominada projeto piloto, de outubro a dezembro de 2023 –, foram selecionados 6000 registos de financiamento da FCT. Tal seleção teve como princípio orientador assegurar a atribuição de DOI a financiamentos com data de início igual ou superior a 2019. 

A fase 2 iniciou-se em janeiro de 2024. Depois de verificados os elementos a melhorar e criada a estrutura/regras para a sustentabilidade para atribuição de DOIs, irão ser registados os financiamentos mais recentes (que forem sendo contratualizados pela FCT) bem como financiamentos mais antigos, mas com potencial de produção de outputs onde seja possível a integração do identificador único do financiamento. 

Quem integra a iniciativa 

O projeto congrega as equipas do PTCRIS e a Área de Sistemas de Informação para Financiamento (ASIF) da unidade FCCN, bem como os departamentos FCT responsáveis pelos financiamentos abrangidos.  

Saber mais 

Todos os que quiserem saber mais, podem utilizar o contacto identificadores.ptcris@fct.pt 

Outros artigos relacionados