O Coordenador do Centro de Comunicações do Politécnico de Bragança, Nuno Rodrigues, partilha a importância da ligação desta instituição de ensino superior a 100 Gbps (Projeto RCTS100*) à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade: “Esta ativação tem um significado especial para a nossa comunidade académica”. 

#1 Qual o significado e impacto da ativação da ligação do Instituto Politécnico de Bragança à rede nacional de ensino e investigação a 100 Gbps?

A ativação da ligação do Instituto Politécnico de Bragança à RCTS a 100 Gbps tem um significado especial para a nossa comunidade académica. Isto porque representa, finalmente, o fornecimento de conectividade à nossa instituição nas mesmas condições técnicas (débito e redundância) que as asseguradas há muito tempo à generalidade das instituições da faixa litoral do nosso país. Sabemos que este era um anseio antigo de toda a equipa da Unidade FCCN que, sem nunca desistir, sempre demonstrou, ao longo dos anos, o maior empenho na busca de opções viáveis que levassem à eliminação deste “digital divide”, agora concretizado. Gostaríamos assim, acima de tudo, de deixar o nosso reconhecimento e agradecimento a todos os que, na Unidade FCCN, contribuíram para este resultado.

#2 Qual a importância e impacto que os serviços e projetos digitais da Unidade FCCN têm no dia a dia da comunidade do IPBragança?

O Instituto Politécnico de Bragança serve atualmente uma comunidade académica de mais de 10000 pessoas, entre alunos e colaboradores docentes e não docentes. Trata-se de uma comunidade com elevados requisitos de conectividade, que recorre intensivamente aos meios eletrónicos para o desenvolvimento das mais diversas atividades, sejam letivas, administrativas, de investigação ou de extensão à comunidade local e regional. Neste sentido, os serviços digitais da Unidade FCCN são, hoje em dia, ferramentas imprescindíveis e de uso diário pela nossa comunidade, nas diferentes vertentes identificadas. Para além do fundamental serviço de conectividade de alto débito à Internet, gostaríamos de destacar a importância, para a nossa instituição, do serviço Colibri/Zoom no apoio às atividades pedagógicas e o acesso online à produção científica disponibilizado pelo serviço b-on.

#3 Que outros impactos positivos resultam desta ativação? 

A concretização desta nova ligação a 100 Gbps, em conjunto com a integração da ligação do IPB na rede DWDM gerida pela Unidade FCCN, vem também potenciar o crescimento do cluster de computação avançada do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CEDRI/IPB) e facilitar a sua futura integração em redes de computação avançada nacionais e internacionais. Adicionalmente, vem permitir o acesso ao serviço RCTS Lambda (circuitos dedicados ponto-a-ponto entre entidades de ensino e investigação de todo o mundo), potenciando assim a participação da comunidade de investigação do IPB (docentes, investigadores, centros de investigação) em projetos nacionais e internacionais que envolvam recursos de computação avançada, nomeadamente ao nível do big data e IA.

* Projeto cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Outros artigos relacionados