Passar para o Conteúdo Principal
 

GÉANT

GÉANT

 

A rede GÉANT é uma infraestrutura de comunicações pan-europeia através da qual são disponibilizados serviços avançados às redes nacionais de investigação e ensino dos países europeus (NREN – National Research and Education Network), e respectivas instituições de ensino superior e unidades de investigação.

Através da GÉANT, mais de 30 países têm as suas redes nacionais interligadas por ligações de alto débito.

A ligação à rede GÉANT é um elemento determinante da integração da comunidade científica nacional com as suas congéneres europeias e de outras regiões do mundo, através de serviços que suportam as mais elevadas exigências.

eduroam

IMPORTÂNCIA DA REDE GÉANT

Sem a ligação à rede GÉANT, haveria um fosso digital penalizante para os principais agentes de inovação, investigação e ensino nacionais.

Esta rede é uma extensão das redes de investigação e ensino nacionais que a ela estão ligadas e, nessa medida, constitui-se também como um dos principais destinos das comunicações efetuadas via RCTS.

Ao interligar as NRENs europeias, a GÉANT desempenha um papel acelerador na investigação europeia e um fator impulsionador na partilha de conhecimento.