Iniciativa da infraestrutura de comunicações europeia vai apoiar projetos realizados por instituições de ensino ou de investigação. As candidaturas estão abertas.

Foi durante o último mês que a GÉANT anunciou a abertura de candidatura da sua mais recente iniciativa de apoio à inovação – o GÉANT Innovation Programme. No âmbito deste concurso, a infraestrutura europeia de redes nacionais de educação e investigação convida todas as instituições ligadas à sua comunidade a apresentar uma proposta de projeto a ser financiado.

No total, o GÉANT Innovation Programme representa um investimento de 300 mil euros, sendo que cada projeto poderá ser apoiado, no máximo, até aos 30 mil euros e durante nove meses. Serão admitidas todas as propostas que se relacionem com áreas ou temas relacionados com a comunidade GÉANT, como redes, cibersegurança ou educação.

“Encorajamos particularmente a apresentação de propostas que demonstram um impacto social ou científico significativo e que criem benefícios para a comunidade de educação e investigação europeia GÉANT”, explica a organização, que exemplifica com algumas soluções criadas no interior desta rede: a eduroam, a eduVPN ou o eduMEET.

A GÉANT destaca ainda a desburocratização que caracteriza esta iniciativa. As propostas enviadas serão avaliadas mensalmente e as decisões tomadas, no máximo, em seis semanas. Por essa razão, o programa contempla dois prazos de envio: 30 de abril e 28 de maio. Depois da notificação de aprovação, o acordo de financiamento será enviado no prazo máximo de uma semana.

Em Portugal, este programa está a ser promovido pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Como tal, os interessados em submeter uma candidatura poderão contactar a equipa FCCN através do e-mail c.imagem@fccn.pt, para mais informações.

Para mais informações, clique aqui.

Outros artigos relacionados